Open Source: vale a pena?

Open Source: vale a pena?

 

Como evitar problemas

Sistema mais seguro

Às vezes, muitos acabam tentando economizar em aspectos que trazem um grande risco. É como comprar um carro e não colocar o seguro; pode não te acontecer nada e você economiza o dinheiro das parcelas, mas também pode acontecer e aí você toma um prejuízo daqueles de uma vez só. Isso também acontece muito no ambiente tecnológico das empresas.

No início do mês, o Heartbleed assustou todos que usam a internet. Eu comentei sobre os sites que foram afetados pelo heartbleed no início do mês nessa matéria. O que mais chamou atenção foi o fato de que grandes sites, como o Facebook e o Gmail, foram afetados pela falha de segurança que deixou vários dados de milhares de pessoas vulneráveis por 2 ANOS!

Essa falha aconteceu porque esses sites utilizam o sistema OpenSLL, que é um software livre e tinha uma falha na sua criptografia. Os “Livres” são bem vistos por muitos, mas não é bem por aí… Outro caso é o Open Source, ou código aberto.

Imagine só: seguindo ordens para conter custos, o gerente de T.I. de uma empresa acaba optando pelo Open Source. Ele também se encanta com as palavras “livre” e “personificável”, que são constantemente associadas ao Open Source. Ele sabia que o ideal era um software mais robusto, mas não foi autorizado. Pois bem…

A verdade é que o Open Source não é gratuito de verdade. Personalizar um código aberto requer conhecimentos em Linux, o que vai demandar muito tempo dele (que foi contratado para exercer funções estratégicas, e não operacionais) ou depender da contratação de mais pessoas especialistas no assunto.

Então, ele mesmo fez a personalização. O software foi personalizado, mas ele teve que deixar de fazer outras tarefas. Porém, o problema não foi só esse: a proteção oferecida pelo Open Source não foi suficiente para conter uma invasão ao sistema e todos os dados dos seus clientes – que levaram anos para serem coletados – foram perdidos. A aparente economia do início foi ralo abaixo…

No fim das contas, nada disso teria acontecido se a solução correta tivesse sido implementada desde o início. Tempo e dinheiro teriam sido economizados.

Por isso, é o que eu sempre digo: não existe milagre! Se você quer algo realmente bom para a sua empresa, precisa investir nisso. Ou você também pode levar um prejuízo daqueles… E eu aposto que não é isso que você quer. Nesse e-book eu conto qual é a solução que nós usamos nesses casos.

Gostou das dicas? Acompanha nossa página no Facebook.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil