Mobilidade corporativa: você está fazendo isso certo?

Mobilidade corporativa: você está fazendo isso certo?

mobilidade-corporativa-segurança-ti

A tecnologia tem muita força. A cada dia surgem novidades que influenciam e ajudam em nosso cotidiano. A vinda dos smartphones e tablets não é diferente.

Antes, os celulares eram apenas para realizar ligações. Aos poucos, tantas funções foram adicionadas a ele que ele se tornou um computador portátil – assim como os tablets. Tudo que precisamos está ali.

Essa facilidade também foi levada para as empresas. A Intel e a IDC realizaram algumas pesquisas sobre o assunto, dentre elas a “Mobilidade Corporativa”. Os estudos revelaram dados muito interessantes sobre o cenário. Nós os trouxemos para você. Olha só:

  • No Brasil, 30% das empresas permitem que os colaboradores acessem dados corporativos em seus smartphones, e 27% permitem o acesso em tablets.
  • 44% dos usuários de desktops e 33% dos usuários de notebooks passaram a usar menos os PCs após a adoção do tablet, mas não os substituíram — usuários de desktops diminuíram o uso do PC em 32%, e os de notebooks em 26%.
  • Em 2013, 38% das empresas permitiam o acesso aos dados corporativos em smartphones pessoais. No caso dos tablets, a permissão para uso no ambiente corporativo era de 29% em 2013.
  • No Brasil, apenas 40% dos dispositivos pessoais são inclusos nas plataformas de MDM (gerenciamento de dispositivos móveis, na sigla em inglês).

Com esses dados, podemos perceber a importância que os dispositivos mobile têm hoje no cenário corporativo e como eles vêm ganhando força como uma solução que otimiza as tarefas mais simples e acompanha o executivo em qualquer lugar.

Porém, também percebemos o quanto as empresas estão despreparadas para adotar essas soluções – já que menos da metade das empresas que permitem o uso de dispositivos pessoais para o trabalho não possuem uma política de gerenciamento dos aparelhos.

A falta de gerenciamento causa problemas sérios para os negócios. Da mesma forma que os desktops precisam de cuidado para que informações sigilosas fiquem em segurança, o mesmo deve acontecer com smartphones e tablets. Afinal, através desses dispositivos, informações importantes também são acessadas.

A Intel ainda atentou para outro fato: a esmagadora maioria de dispositivos móveis que são comprados para o uso comercial é, na verdade, de uso orientado para o mercado de consumo – ou seja, para uso comum como acesso à internet e aplicativos.

Pode não parecer, mas isso prejudica a produtividade do trabalho. Quando esses dispositivos são criados pensando necessariamente no uso corporativo, eles são feitos para se adequarem às necessidades de TI da empresa, além de terem a opção de gerenciamento remoto e segurança em nível muito maior do que um simples mobile.

Os dispositivos pensados para uso corporativo também apresentam a vantagem de serem mais eficientes, possuírem maior autonomia de bateria e processadores poderosos.

O laptop da Lenovo, Helix, é um ultrabook e tablet ao mesmo tempo: ele é equipado com Windows 8, processador Intel® Core e bateria Li-Polymer 3 células.

Se a sua empresa quer aumentar a produtividade, utilizar os aplicativos móveis é uma opção que trará grandes benefícios. Porém, faça-os da melhor maneira. Deixe que os especialistas de uma empresa de TI façam isso pelos seus negócios.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Innovision. Nós estamos no mercado há mais de 17 anos e possuímos soluções específicas para a segurança dos dispositivos móveis da sua empresa e de todo o seu ambiente tecnológico.

Para auxiliar os empreendedores, nós criamos uma página no Facebook e um grupo no Linkedin. Assim, você pode acompanhar as novidades eletrônicas e empresariais para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo tecnológico. Basta clicar para participar.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil