“KISS” – Fazer o simples é fazer melhor!

As crianças da nova geração já nascem conectadas, não é mesmo?

Minha filha de 5 anos usa sem dificuldades smartphones, tablets e notebooks com iOS, Android ou Windows. Liga a SmartTV e escolhe se vai ver os canais da TV a cabo ou Netflix. Ou ainda os “velhos” DVDs, que ela ama. Que as crianças de hoje ou crianças da nova geração são mais espertas do que a das gerações anteriores, acredito que poucos discordem.

Mas será estes “geniozinhos” teriam a mesma performance se tivessem que lidar com os dispositivos do passado? Tipo 3 ou 4 controles remotos antigos, cada um com uns 20 a 50 botões, de maneira simultânea, para assistirem seus programas favoritos?

E abrir um computador com tela colorida – mas de cor única…risos…cinza, verde ou âmbar – digitando linhas de código, achariam divertido?

Certamente que não!

As crianças da nova geração podem até ter novas competências, mas vamos concordar que a tecnologia em volta delas está ajudando um “pouquinho”?

Vamos agora para o outro extremo da vida? Os idosos?

Quantos deles não estão conectados nos smartphones o tempo todo, postando suas vidas – e querendo descobrir as de outros – nas redes sociais? E quantos outros não usam o Skype para se comunicar com os netos?

São muitos!!! 

A transformação digital por que passamos está mudando radicalmente e rapidamente como as pessoas se relacionam, interagem e se comunicam. E a grande razão disto é que as tecnologias estão SIMPLIFICANDO as vidas das pessoas!

As melhores soluções, muitas vezes, são as mais simples.

E se isto já era dito na época de nossos avós, agora está se tornando uma verdade absoluta em nossas vidas e na das crianças da nova geração.

Mas…E nas nossas empresas? O conceito também é válido?

SIM!!!! Ainda mais nas empresas, que tem como motores principais, as pessoas!!!

E antes de começarmos a elaborar planos mirabolantes, com enormes fluxogramas, diagramas, projeções, de acordo com metodologias robustas e famosas, que tal importarmos dos EUA, nação líder da economia e empreendedorismo mundial, a metodologia “KISS”?

Para quem ainda não ouviu falar dela, segue a explicação do conceito pela Wikipédia:

Keep It Simple (ou: KISS principle acrônimo em inglês de: Keep It Simple, Stupide também um trocadilho de “princípio do beijo”) é um princípio geral que valoriza a simplicidade do projeto e defende que toda a complexidade desnecessária seja descartada.

Princípio

Bem…. Vocês viram que isto não é uma metodologia e sim um também simples princípio. Mas deste nasceram metodologias com o mesmo conceito.

Talvez a mais famosa, que foi criada para resolver um inacabável – mais de 10 anos – projeto de sistemas integrados do FBI dos EUA, é a chamada SCRUM. Para quem não sabe os ataques do 11 de Setembro de 2001 nos EUA provavelmente poderiam ter sido evitados caso as informações já anteriormente coletadas pelas agências norte-americanas estivessem consolidadas, de fácil acesso e disponíveis para todos. Mas não estavam e as consequências disto todos sabemos.

Jeff Sutherland, juntamente com Ken Schwaber, em 1993, baseado no sistema de produção Toyota e no ciclo OODA de aviação de guerra criou, como ele mesmo diz, uma “nova forma de fazer as coisas”.

E em 20 meses depois do início dos trabalhos, o sistema “Sentinel” do FBI foi colocado em produção, com sucesso. Em pouco mais de 1,5 anos, com esta nova metodologia, Jeff e equipe fizeram muito mais do que foi feito nos 10 anos anteriores.

Metodologia

E esta metodologia, até hoje, é muito mais conhecida e utilizada pelos desenvolvedores de software. Mas o fato é que ela serve para gerir qualquer tipo de projeto.

E já que falamos de sistemas e tecnologias, bases da nossa civilização hoje e futuramente na das crianças da nova geração, vemos que o conceito de simplificação está cada vez mais utilizado. Exemplos:

·       UX/UI – Interfaces gráficas para os dispositivos que os usuários acessam: um projeto tecnológico de hoje, de algo que tenha uma interface com pessoas, não terá sucesso se não incluir um profissional muito especializado nesta área;

·       Usabilidade – na linha do conceito anterior, mas de maneira complementar, além do design adequado, ele dever ser muito funcional;

·       Novos dispositivos com novas maneiras de entrada e saída de dados – você pode ditar e o WhatsApp escreve, você pode configurar seus e-mails para serem lidos. Temos à disposição assistentes virtuais como a Siri e a Cortana. Óculos e monitores 3D. Realidade aumentada. Dispositivos conectados pela internet (IoT). Sistemas de biometria de todos os tipos. E por aí vai…

·       Sistemas de gestão para empresas no conceito de lojas de aplicativos (apps) para smartphones. No ano passado escrevi um artigo a respeito: https://goo.gl/LHVXkT;

·       Bots/Inteligência Artificial/Aprendizagem de máquinas: os robôs estão cada vez mais em nosso cotidiano, aprendendo por conta própria e interagindo conosco, muitas vezes sem que fiquemos sabendo.

Mindset

Mas nas minhas andanças e consultorias pelas empresas do “mundo afora” eu ainda tenho visto muita desorganização, muitos gestores só vivendo para “apagar incêndios”, se desgastando pessoal e profissionalmente. E nestas horas acaba sobrando para todas as equipes.

E ainda encontro com executivos com boa vontade, que se propõem realmente a resolverem seus problemas. Mas infelizmente acabam criando novos.

Se eu pudesse resumir porque isto acontece, eu diria que é por causa do “mindset”. Da forma que eles pensam.

Por lapsos do passado, estes profissionais acabam acreditando que para conseguirem resolver problemas complexos, necessitam de soluções complexas.

E, cada vez mais, isto não é verdade.

E pra estes, o melhor conselho que posso dar, mesmo não sendo muito simpático e em tempos atuais podendo estes serem processados por “assédio moral”, é:

“KEEP IT SIMPLE, STUPID”!!!

Uma tradução do meu conselho, adequada aos tempos do “politicamente incorreto”:

“FAÇA O FÁCIL, MEU AMIGO”!!!!

E você? O que acha?

Concorda comigo? Ou não?

Eu sinceramente espero que você pense – e AJA – como eu!

Espero que tenha ajudado você a pensar um pouco fora da caixa. Caso tenha alguma dúvida, queira trocar algumas ideias ou ainda, necessite de algum apoio dentro da minha expertise, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

Se você for um empresário ou Gestor de TI, comece identificando se a sua empresa possui problemas como os descritos em nosso guia preparado especialmente para você: clique aqui para baixar um guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

Pesquisa

Participe de nossa pesquisa sobre as dificuldades que os Gestores de TI enfrentam na sua vida profissional e os problemas mais encontrados em suas empresas e GANHE UM RELATÓRIO completo com os dados e informações coletados! Acesse: Goo.gl/Hnn3Jd

Coming Soon
[5] O que você achou deste conteúdo?
Total Votes : 3

Coming Soon
[6] Qual é o grau de relevância desse conteúdo para sua vida profissional?
Total Votes : 3

 

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

 

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil