A Medicina e o seu futuro

A Medicina e o seu futuro

A tecnologia já contribuiu muito com a medicina. Remédios, procedimentos, exames… Todos eles melhoraram a qualidade de vida da população. Antigamente, doenças que hoje são de tratamento simples, levavam muitos até à morte. Mas ainda há muito a ser feito…

Muitas novidades vêm sendo testadas e implementadas, tanto lá fora quanto no Brasil. A principal diferença é que no exterior, as inovações vêm sendo implementadas logo que lançadas, enquanto no Brasil elas demoram um pouco mais para chegar – mas não fica muito atrás em relação à tecnologia utilizada.

O avanço da tecnologia na medicina

Em São Paulo, o complexo do Hospital das Clínicas já é considerado o primeiro hospital público do Brasil 100% digitalizado. Nele, os pacientes podem marcar suas consultas online. Além disso, nada é impresso, desde os pedidos, receitas, até os exames.

É economicamente correto e ainda proporciona um melhor diagnóstico, já que muitas imagens são captadas numa ressonância, por exemplo, e todas elas podem ser vistas no computador – mas não no papel. Para que isso funcione, o hospital conta com um grande servidor que funciona no esquema 24x7x365, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

A possibilidade de armazenar os dados dos clientes ainda é a realidade de poucos hospitais, mas quando acontecer, facilitará muito a vida de pacientes e médicos. A Áustria é outro exemplo: desenvolvida pela T-Systems, uma solução é capaz de disponibilizar o prontuário de um paciente para eles mesmos e seus médicos via iPhones, iPads e iPods já foi implementada em vários hospitais da Europa.

Outra solução, esta ainda em andamento, visa poder cruzar os dados dos pacientes com medicamentos etiquetados por rádio frequência (RFID), assim, se uma enfermeira levasse o medicamento errado para o paciente, um alarme soaria para que o erro não acontecesse. Incrível, não?

Dentre as possibilidades, ainda estão as consultas por teleconferência, que já acontecem em alguns lugares, com o objetivo de diminuir o risco de contaminação hospitalar e ainda proporcionar mais conforto ao paciente, que não precisará se deslocar. O monitoramento remoto de sinais vitais de cardíacos e de grávidas em situação de risco também será uma grande vitória que já está sendo analisada.

Um projeto conceito com o Google Glass também retrata as 1001 possibilidades do gadget, que também pode contribuir para a saúde.

google-glass-medicina-futuro-tecnologia

Em uma entrevista a 12 mil pessoas de 8 países, 80% está otimista em relação às novidades que vêm por aí. Entre os brasileiros entrevistados, 75% afirmaram que usariam sensores para coletar dados sobre a saúde de seus pacientes.

A situação é promissora!

É importante lembrar: hospitais e clínicas também precisam de um planejamento de tecnologia bem estruturado. Para saber o que uma empresa de TI pode fazer pela sua empresa, basta entrar em contato.

No mundo da tecnologia, tudo é possível. Para te manter sempre atualizado com novidades surpreendentes como essa, criamos uma página no Facebook para reunir essas dicas para você.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil