Dispositivos móveis: onde fica a segurança?

Dispositivos móveis: onde fica a segurança?

dispositivos-móveis

Segurança nos dispositivos móveis

Um fato que ocorreu essa semana serviu para chamar a atenção de quem usa aplicativos em smartphones e tablets. Entre os 10 aplicativos mais baixados na lista do Google Play, do sistema operacional Android, estava o Virus Shield.

Ironicamente, o aplicativo Virus Shield prometia impedir que o dispositivo móvel realizasse o download de qualquer aplicativo considerado perigoso. No fim das contas, era ele quem apresentava o perigo.

Ele foi feito para não levantar nenhuma suspeita: possuía 4,7 estrelas do total de 5 em sua avaliação (eram avaliações falsas). Além disso, também era um aplicativo pago e custava U$ 3,99. Quem iria adivinhar que um aplicativo pago iria oferecer riscos? Afinal, se o seu desenvolvedor queria atingir muitas pessoas com o app malicioso, a tendência é que ele seria gratuito. Foram 10.000 downloads. A fraude foi denunciada pela Android Police e ele já foi retirado da Google Play.

Hoje, não estamos livres dessa possibilidade. Imagine agora que muitos aplicativos são utilizados não só para o lazer, mas para também acessar e-mails (inclusive empresariais com informações que são confidenciais), ver o saldo da conta no banco, entre muitas outras coisas.

O problema é: nunca sabemos a verdadeira intenção dos hackers. Será que ele queria apenas provar que era capaz de invadir esse sistema? Roubar dados bancários? Ter acesso ao banco de dados da empresa para vender? Independente de qual seja, se alguém se sujeita a isso, a intenção não é boa.

E agora?

Não estamos dizendo que você não possa instalar nenhum aplicativo. Afinal, são eles que personalizam o seu smartphone ou tablet e as suas funcionalidades trazem muitos benefícios para o dia a dia. Porém, é importante analisar bastante antes de fazer um download.

Ah, vale lembrar também que não são SÓ os aplicativos que apresentam perigo. Um simples anexo no email pode colocar tudo em risco.

Se você utiliza esses recursos em dispositivos móveis principalmente com fins empresariais, nós recomendamos que você procure uma empresa de TI que cuide de segurança da informação. Eles podem te indicar softwares como o Kaseya que atuam com o monitoramento seguro de dispositivos móveis, oferecendo a proteção necessária.

Aproveito também para convidá-lo a curtir nossa página no Facebook e participar do nosso grupo no Linkedin, onde publicamos periodicamente sobre soluções em tecnologia para empresas.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil