Diga NÃO ao SPAM

Diga NÃO ao SPAM

caixa-entrada

Em 2004 Bill Gates deu uma declaração de que o spam acabaria em 2006. Infelizmente, dessa vez, ele errou. Mensagens indesejadas, mais conhecidas como spams, são mais do que incômodas: são perigosas. O problema é que elas estão lá, dia após dia, tentando de alguma forma atrair a sua atenção. Pode ser uma promoção, e-mail marketing ou golpe, mas o objetivo é sempre o mesmo: seu dinheiro.

Muitas vezes, você não imagina nem como eles conseguiram seu e-mail. Nem todos sabem, mas muitas práticas ilegais ocorrem por aí, como a venda de banco de e-mails para empresas que querem atingir alguém.  Porém, você também pode ter descuidado em algum momento. É preciso ficar atento sempre ao que você acessa e manter uma navegação e comportamento seguros.

Por que eu estou recebendo spams?

Existem algumas possibilidades. Você pode ter digitado seu e-mail em algum fórum, site, ou conversa. Nem sempre a pessoa que está do outro lado tem boas intenções e pode incluir seu e-mail em um banco de dados sem a sua permissão. A partir do momento em que você digita o seu e-mail em algum lugar público da internet, os “robôs” irão fazer uma varredura pelas páginas, identificar que aquelas palavras são um endereço eletrônico e irão incluí-los no banco de dados.

Eles conseguem ir ainda mais longe: muitos identificam informações pessoais espalhadas pela rede e assim podem enviar e-mails que tenham mais chances de serem de interesse de alguém, aumentando a taxa de abertura.

Má fé também pode ser um dos motivos pelo qual você recebe spams. Há quem comercialize um banco de dados com muitos e-mails e o seu pode estar dentre eles. Mas atenção: essa prática é ilegal e, além disso, ineficaz. É muito difícil atingir entre milhares de endereços aleatórios alguém que se interesse por determinado produto. Muitas vezes, grande parte dos e-mails que estão nesse banco de dados nem existe.

spam

Quais cuidados eu devo tomar?

Tenha sempre cuidado ao navegar. Utilize um bom antivírus, não baixe arquivos, não clique em links ou responda e-mails de desconhecidos, principalmente se forem solicitadas informações como sua identificação ou dados bancários.

Sempre que receber um e-mail que você não sabe a procedência ou não autorizou, marque-o como spam. Isso evita que você continue recebendo mensagens desse remetente. Além disso, quanto mais um remetente é marcado como spam, maior é a chance dele ser enviado para a lixeira.

Se você autorizou o recebimento de e-mails de uma empresa, mas não tem mais interesse naquele assunto, procure sempre um link de saída como “Não quero mais receber”. É obrigatório que todo e-mail marketing tenha a opção para que a pessoa seja retirada daquela base de e-mails.

IMPORTANTE: só faça isso se você conhecer o remetente. No caso de um e-mail desconhecido, esse link pode ser a porta de entrada para os spamers, que saberão assim que o seu e-mail realmente existe e está ativo.

No caso de precisar divulgar o seu e-mail em alguma página aberta, nunca escreva o seu endereço de forma correta, já que isso facilita que os “robôs” identifiquem que aquilo é um endereço. Você pode fazer da seguinte forma: exemploarrobaexemplopontocompontobr.  Se o interessado for realmente uma pessoa, ele irá entender.

Não se esqueça de desabilitar também a opção de abrir as imagens automaticamente, pois elas podem conter vírus.

Se você possui uma empresa, o perigo é ainda maior. Consulte uma empresa de TI para traçar uma estratégia de prevenção de SPAM e vírus. Entre em contato com a Innovision para que possamos ajudá-lo.

Tenha sempre muito cuidado e desconfie!

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil