Criptografia e senha: proteja arquivos importantes

Criptografia e senha: proteja arquivos importantes

senha-arquivos

Hoje em dia, guardamos muitas informações importantes – e até confidenciais – em nossos aparelhos tecnológicos. São senhas de banco, arquivos empresariais, fotos, entre outros, que você não quer que outra pessoa tenha acesso. Se você utiliza um notebook e ele é roubado, por exemplo, já pensou no que poderia acontecer? Uma pessoa de má índole tendo acesso a todas as suas informações é extremamente perigoso.

É para isso que existe a criptografia de arquivos. Com ela, você dificulta a ação de hackers que invadam o computador tenham acesso aos seus arquivos, já que eles viram uma espécie de linguagem sem sentido, indecifrável. Você pode escondê-lo rapidamente através das propriedades de um arquivo ou instalar um software. Um arquivo criptografado vira um código que esconde o verdadeiro dado.

Colocar uma senha não é uma forma de criptografia, mas evita que determinado arquivo seja visualizado pela pessoa errada.

binário

 

A criptografia é essencial, mas nem todos estão atentos a isso – até mesmo as empresas. Segundo pesquisa da B2B International, 50% das empresas no mundo inteiro não utilizam um serviço de criptografia de disco rígido. O resultado? Resumindo, muitos problemas.

Dependendo do nível de poder de quem está tentando invadir um banco de dados, a criptografia dificulta muito, mas não elimina totalmente a possibilidade disso acontecer. Foi o caso da Petrobras: mesmo utilizando arquivos criptografados, o presidente dos Estados Unidos conseguiu ter acesso às informações da empresa, já que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, conhecida como NSA, conseguiu invadir os computadores e ter acesso a várias informações privadas.

No caso das empresas, que trabalham com muitos computadores, o problema requer soluções mais específicas como o uso de FLE, que protege arquivos e pastas consideradas críticas e mais importantes, ou o FDE, que oculta todos os arquivos do disco rígido. No caso dos acessos remotos ao ambiente da empresa, eles devem ser feitos através de túneis criptografados, como em VPNs realizados por softwares e hardwares específicos como os DELL SonicWall.

No caso do uso doméstico e microempreendedor, como posso proteger meus arquivos?

Você pode colocar uma senha nos arquivos confidenciais.

Siga os seguintes passos:

1)      Vá ao local onde o arquivo que você quer proteger está (exemplo: área de trabalho);

2)      Clique com o botão direito nesse arquivo e, em seguida, clique em “Adicionar para o arquivo…”;

3)      Clique na aba Avançado e em Configurar Senha;

4)      Digite a senha desejada e dê OK;

5)      Exclua a pasta que não está protegida.

Quando quiser acessar o arquivo, basta abrir e inserir a senha.

Se quiser tirar a senha, clique em Extrair Para, selecione o local de sua preferência, digite a senha e dê OK.

O próprio Windows disponibiliza a sua ferramenta de criptografia, o BitLocker. Porém, esse recurso é exclusivo para as versões Ultimate e Enterprise do Windows Vista ou Windows 7 e para o Windows 8. No primeiro caso é preciso acessar o seguinte caminho: Painel de Controle, Sistema e Segurança e Criptografia de disco BitLocker / Ativar o BitLocker. Na versão mais atual, vá à guia pesquisar, procure por Criptografia de Unidade BitLocker e siga o passo a passo.

Porém, é preciso lembrar sempre: se as informações que você possui em seus computadores são realmente importantes, o mais indicado é que uma empresa de TI faça esse serviço por você. É mais seguro e você não precisa se preocupar. A Innovision é uma empresa de TI que está há 18 anos no mercado. Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a traçar a melhor estratégia.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil