Como proteger suas mensagens?

Como proteger suas mensagens?

sms-windows-phone

Cada vez temos mais informações confidenciais circulando pela rede. Proteja seu celular! Proteja suas mensagens! Seja qual for a necessidade, procuramos sempre alguma forma de proteger essas informações.

O assunto segurança é muito recorrente na área da informática e já falamos sobre isso nesse blog. Ensinamos a proteger arquivos do computador com senha e apresentamos soluções para proteger as empresas da espionagem. No caso das empresas, os softwares procuram a criptografia como forma de “embaralhar” esses dados, fazendo com que somente as pessoas autorizadas, através de senhas, tenham a possibilidade de desembaralhar esse código e entender o que está ali.

É mais ou menos assim que o aplicativo Privaty funciona para aqueles que precisam proteger suas conversas no chat do Facebook. O aplicativo transforma mensagens enviadas em códigos que só são decifrados se a pessoa que recebe a mensagem também tem o aplicativo.

A proteção vem em forma de senha: ao instalar o aplicativo, você concorda com os termos de serviço e cadastra uma senha, que deve ser inserida ao iniciar o aplicativo. Assim, você evita que amigos bisbilhoteiros possam ler suas mensagens e em casos de assalto, por exemplo, suas informações pessoais também estarão a salvo.

Ele está disponível apenas para Android a partir da versão 2.2 e as conversas anteriores não podem ser codificadas. É gratuito, está em português e é bem intuitivo.

Porém, foram encontrados alguns problemas em sua usabilidade que precisam ser consertados: quando o usuário do aplicativo sai dele sem se desconectar e o acessa novamente, a senha não é solicitada.

Além disso, ele pede várias vezes o cadastro de uma nova senha, esquecendo a que já foi cadastrada anteriormente. Dessa forma, qualquer número que for colocado permite o acesso ao chat.

Assim que esse problema for corrigido, com certeza será uma ótima opção de privacidade.

Já no caso dos smartphones, existem aplicativos que também têm o mesmo objetivo. O app TigerText, disponível para Android , iOS, e Windows Phone. Ele envia mensagens com um prazo determinado para serem lidas. Quando ele expira, aparecem garras no lugar do texto e ela não poderá mais ser visualizada.

tigertext

Para mesma finalidade, também existe o SnapChat para Android e iOS, capaz de destruir fotos, vídeos e mensagens após 10 segundos que a mensagem é visualizada. Mas atenção: já existem aplicativos que prometem salvar tudo aquilo que é compartilhado pelo SnapChat.

Essa solução é ótima para pessoas físicas, mas se você utiliza seu gadget de forma empresarial, para proteger suas informações móveis, é preciso consultar uma empresa de TI. Para saber o que uma empresa de TI pode fazer pelos seus negócios, entre em contato com a Innovision

A tecnologia é um assunto fantástico e que está sempre em constante mudança. Pensando nisso, criamos uma página que traz as novidades do mercado para que fissurados por tecnologia e profissionais da área estejam sempre bem informados. Basta clicar para participar. 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil