BYOD ou CYOD? Conheça e faça sua escolha com a ajuda do Windows 10

 

Com o uso o crescente uso de dispositivos, as necessidades dos colaboradores e das empresas mudaram, transformando o cenário e levantando novos meios de trabalho. As empresas já perceberam essa tendência e tentaram se adaptar a ela: levar os próprios dispositivos para o trabalho é uma situação que não para de crescer dentro das empresas brasileiras, impactados pelo aumento do contingente de usuários móveis. Em 2010, eles eram 24% dos empregados das empresas pesquisadas pela IDC e em 2013 passaram a ser 28%.

Para ajudar você, empreendedor, a lidar melhor com essas tendências dentro de sua equipe, trouxemos as diferenças e principais desafios de BYOD – Traga seu Próprio Dispositivo, em português, e de CYOD – Escolha Seu Próprio Dispositivo.

BYOD – Bring Your Own Device (Traga o seu próprio dispositivo)

De acordo com o Gartner, o BYOD é uma estratégia que permite que colaboradores ou parceiros de negócio possam usar um dispositivo de casa para usá-lo no local de trabalho. Tipicamente, ele abrange smartphones e tablets, mas também pode ser utilizado para PCs e notebooks.

Desafios:

Para muitas companhias, a consumerização de TI e o BYOD desafiam o papel tradicional do departamento de TI. Anteriormente, em grande parte das empresas, esta era a área que controlava a aquisição, gestão e suporte de dispositivos usados para acessar dados corporativos. Com a mudanças essas equipes de TI se viram sem suporte para auxiliar no momento em que esses dispositivos começaram a ser perdidos ou roubados, resultado em perda ou vazamento de dados.

É preciso que a equipe de TI das empresas sejam reformuladas e tenham programas que assegurem o acesso a dados da empresa, para evitar que situações de vazamento de dados aconteçam. É necessário que se estabeleça:

Estabelecer políticas aplicáveis;

Provisionamento de software;

Dispositivos de solução de problemas;

Inegrar dispositivos na infraestrutura;

Controle de custos;

Proteção de dados.

É interessante lembrar que as soluções de BYOD funcionam muito bem, mas é necessário que haja uma reformulação na equipe de TI, o que pode aumentar um pouco os custos. Se este ainda não é o momento de dar este passo em sua empresa, mas você sabe da importância do uso dos dispositivos, existe o CYOD.

CYOD – Choose Your Own Device – Escolha o seu próprio dispositivo 

O CYOD é um modelo que tenta preencher algumas lacunas que podem surgir com o BYOD. Deste modo, existe uma lista selecionada de dispositivos que os colaboradores poderão, eventualmente, utilizar. Estes dispositivos são bem conhecidos pelos administradores de sistema e foram escolhidos por serem fáceis de gerir, controlar e pela elevada compatibilidade. Permitem também uma implementação eficaz das políticas de segurança vigentes na empresa, o que simplifica a gestão da mobilidade. 

Desafios:

Apesar de ter menos desafios que o BYOD, o maior deles é compartilhado entre as duas tendências: a segurança. Como no BYOD, o CYOD também precisa da TI para descobrir como gerenciar e proteger dados por meio dos dispositivos, enquanto os colaboradores devem descobrir como manter o uso corporativo e o pessoal de forma separada. A diferença é que, em CYOD, os colaboradores podem optar por usar o dispositivo aprovado pelo trabalho e um outro pessoal para o resto.

Como devo escolher? 

Determinar a melhor solução para sua organização requer uma compreensão completa da TI, tecnologia e desafios administrativos que aparecem com as iniciativas de mobilidade.

Se a sua organização tem os recursos necessários, um programa BYOD pode ser sua melhor aposta. Mas se você trabalha com uma equipe de TI enxuta, você deve considerar uma estratégia de CYOD. De qualquer maneira, o ideal é que você possa contar com um parceiro que o ajude a planejar, desenvolver, implementar e apoiar a estratégia de mobilidade que é melhor para a sua organização.

Independente da sua escolha, o Windows 10 poderá te ajudar. Os dispositivos Windowssão projetados e construídos para o mundo corporativo em que a mobilidade e agilidade são fundamentais. Clique aqui para saber mais como os dispositivos inovadores e acessíveis do Windows 10 vão ajudar sua empresa a crescer com as tendências de BYOD e CYOD.

Fique ligado no Pensando Grande! Em breve, iremos abordar  como o Windows 10 está integrado e pode facilitar o gerenciamento de dispositivos móveis.

A oferta de atualização para o Windows 10 é válida para dispositivos qualificados com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 instalados (incluindo dispositivos que você já possui) por 01 (um) ano após o início da disponibilização da atualização para o Windows 10. Visite windows.com/windows10upgrade para mais detalhes.

Fonte: Pensando Grande

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil