
8 Dicas para evitar malware no Facebook
Se você é um usuário do Facebook, então muito provavelmente deve ter notado que nos últimos tempos, você ou alguns amigos em comum podem ter sido marcados em publicações um tanto quanto esquisitas e o pior, com frequência, não é? Se esse for o seu caso, entenda porque isso tem acontecido. Se não for, aprenda como evitar.
Hoje em dia muitos equipamentos têm acesso à internet e possibilitam acessar emails, sites e inclusive as redes sociais. Ai está o perigo, basta que o dispositivo tenha condições para acessar uma conexão de internet e as redes sociais podem ser contaminadas. Com a rede contaminada o usuário tem uma série de dados roubados, inclusive a senha de acesso. Através da senha de acesso o malware pode realizar diversas atividades com a conta do usuário.
No caso do malware no Facebook, o usuário infectado começa a marcar seus contatos em publicações abertas (no mural – feeds) ou enviando mensagens privadas (através do chat/inbox) com links cheio de vírus.
Confira agora 8 dicas que podem ajudar você a evitar que esse tipo de malware prejudique seus equipamentos e interfira nas suas atividades digitais diariamente.
1 – Não compartilhe informações de login, ou seja, não fale para ninguém suas senhas e endereços de registro. Mesmo confiando na pessoa com quem você compartilhou acesso, ela pode não ter os cuidados necessários ao acessar sua conta e através do acesso dela sua conta pode ser infectada.
2 – Mantenha a senha de acesso sempre atualizada. Troque a combinação a cada 3 ou 4 meses utilizando fortes variações com caracteres especiais, se possível, letras e números.
3 – Mantenha seus antivírus e dispositivos de segurança sempre atualizados e realizando inspeções periodicamente.
4 – Acesse facebook.com/help para encontrar soluções para alguns problemas que ocorrem na rede relacionados à segurança.
5 – Não aceite solicitações de amizade de desconhecidos.
6 – Mantenha o navegador atualizado.
7 – Denuncie os spams que você encontra na rede.
8 – Confira a originalidade da página. Tente ficar atento a homepages falsas e evitar que seus dados de acesso sejam hackeados. Fuja de publicações como “mude a cor do Facebook”, “ganhe dinheiro sem sair de casa”, “emagreça sem esforço” ou “veja o vídeo da pessoa sendo pega no flagra”.
É sempre importante lembrar que essa é apenas uma prevenção simples. Se você utiliza suas redes sociais no computador em que também troca informações empresariais – e muito importantes -, o cuidado com a segurança precisa ser redobrado. Portanto, é preciso ter uma solução de segurança mais específica, como o Kaseya. Só desse jeito as informações estarão seguras.
Pensando em você que depende da tecnologia para o trabalho, nós criamos uma página no Facebook onde compartilhamos tudo que sabemos sobre tecnologia em dicas valiosas. Curta e fique por dentro das novidades.
0 Comments