Categorias

Transformação Digital: a sobrevivência da sua empresa depende dela

Transformação Digital: a sobrevivência da sua empresa depende dela

Meu primeiro artigo do ano já vai direto ao assunto que entendo ser o mais importante para a sobrevivência da sua empresa daqui em diante: a Transformação Digital.

Se você acha que estou sendo radical demais, recomendo fortemente você se informar a respeito do conceito. E uma das principais provas de como nosso mundo se transformou em relação às tecnologias é que você pode buscar todo o conteúdo de que necessita, para entender quase tudo de Transformação Digital, sem custo, buscando na internet.

Eu percebo que muitos profissionais que exercem uma posição de liderança nas empresas em que trabalham ainda não entenderam a força deste movimento de transformação. Nem os riscos que as suas empresas correm de não acompanharem estas mudanças.

Mas quem deve liderar esse movimento?

Na minha opinião, quem deveria liderar este movimento seriam os gestores de TI. Mas a grande maioria deles infelizmente está deixando a desejar. Não são estratégicos, não entendem do negócio da empresa em que trabalham e ficam escondidos nos seus “casulos” de bits e bytes, tentando se proteger dos inimigos errados.

Quem acompanha meus conteúdos sabe que procuro abrir a cabeça destes profissionais. Vejo muito potencial desperdiçado neles. Quem tiver interesse em saber como um gestor de TI deve se tornar estratégico, criei um e-book que pode ser baixado clicando AQUI ou ainda o conteúdo pode ser assistido em um webinar sobre o mesmo tema, clicando AQUI. Tenho certeza que vai ajudar você, o seu colega/amigo que precisa de um “upgrade” e o emprego de ambos.

De acordo com o tema deste artigo, reflita se a sua empresa iniciou ou não o processo de Transformação Digital. Caso não tenha iniciado, vou mostrar a você porque este é o melhor caminho para a própria perenidade da empresa.

Em primeiro lugar pense que não existe Transformação Digital sem Inovação. Aliás, os conceitos são muito semelhantes. O termo “inovação” teve sua origem em 1912, na obra de Joseph A. Schumpeter, chamada “Teoria do Desenvolvimento Econômico”, mas, hoje o conceito de inovação evoluiu muito.

De acordo com a Lei de Inovação (Lei 10.973/04), podemos considerar que Inovação é a “Introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços”.

Inovar não precisa ser necessariamente disruptivo. Pode ser evolutivo. Assim como a Transformação Digital.

Olhe só…Sabe qual a minha primeira impressão a respeito de como as pessoas reagem quando ouvem a palavra “Transformação”?

E mais ainda quando a associam ao termo “Digital”, que remete ao aceleradíssimo conceito de tecnologias exponenciais?

transformação digital

– PÂNICO!!!! As pessoas se assustam com o novo, já que normalmente não querem sair das suas zonas de conforto.

 

 

 

 

Mas para você e sua empresa “surfarem nesta onda”, você precisa entender não só o conceito mas, principalmente, o valor que ele agrega. Preciso de você com a “mente aberta”, tudo bem?

Vamos começar pensando na situação da maioria das empresas do Brasil?

Você sabia que 99% das empresas do Brasil, mais de 9 milhões, segundo o SEBRAE, são pequenas e médias? E que elas empregam 52% do total da força de trabalho, arcando com 40% da massa salarial e colaborando com 27% do PIB?

Dados incríveis, não é? Somos ou não um país de empreendedores?

Por outro lado, um número assustador: aproximadamente metade das empresas abertas no Brasil – excluindo as de categoria MEI – não sobrevive mais do que 2 anos, enquanto nos EUA este número é pouco maior do que 20%.

Mas por que será que tantas empresas não dão certo? Vamos ver a opinião dos especialistas do SEBRAE (2016)?

“Não é possível atribuir a um único fator a causa dos acidentes, mas sim, a uma combinação de fatores em quatro grandes áreas: a situação do empresário antes da abertura, o planejamento dos negócios, a capacitação em gestão empresarial e a gestão do negócio em si”.

Eles ainda complementaram que a probabilidade de fechamento é maior entre os empresários que estavam desempregados antes de abrir o negócio, que tinham pouca experiência no ramo, que abriram o negócio por necessidade (ou exigência de cliente/fornecedor), que tiveram menos tempo para planejar, que não conseguiram negociar com fornecedores, que não conseguiram empréstimos em bancos, que não aperfeiçoavam produtos ou serviços, que não investiam na capacitação da mão-de-obra, que não buscaram inovar, que não faziam o acompanhamento rigoroso de receitas e despesas, que não diferenciavam seus produtos e que não investiam na sua própria capacitação em gestão empresarial.”

 


Bem…. Comecei falando de Transformação Digital. E aí falei de Inovação…. Depois passei pelas estatísticas do SEBRAE, apresentando os motivos pelos quais quase metade das empresas no Brasil não dão certo. E onde vou chegar de novo?

NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS!!!!

Com mais de 21 anos de experiência em tecnologia e negócios, estou convicto que a solução para a sobrevivência destas empresas está na Transformação Digital.

E vou explicar o porquê, a partir de uma daquelas antigas frases que sempre se demonstram verdadeiras: “Se não for pelo amor, vai pela dor! ”

O sentido desta frase é que, seja como for, o aprendizado acontecerá.

Mas… E se aprendermos com os erros dos outros?

E se as tecnologias de hoje oferecessem a você e a sua empresa, ferramentas que suprissem, em grande parte, a falta de capacitação do empresário para planejamento e gestão?

E, além disto, se elas forem financeiramente e tecnicamente muito acessíveis?

E se, com as mudanças nas relações de trabalho por que estamos passando neste mundo, a empresa tiver a disposição uma central de serviços com os especialistas de que necessita, mas apenas na medida que precisa, sem que tenha que arcar com recrutamento, seleção, retenção, improdutividade e custo alto de funcionários?

Pois é.…SABE O MELHOR? JÁ TEMOS TUDO ISTO POR AÍ!!!

E você pode começar AGORA a transformar a sua empresa, buscando gerar resultados para o seu negócio!!!! Quer algumas dicas?

  • Foque no que realmente é importante para o seu negócio;
  • Não “reinvente a roda”. Aproveite os recursos que já estão por aí;
  • Esteja cercado apenas de gente boa e competente;
  • Reduza sua estrutura e operação;
  • Trabalhe com os indicadores principais do negócio;
  • Simplifique o ambiente de TIC da sua empresa, usando muito a computação em nuvem, redes sem-fio e outros recursos tecnológicos;
  • Adote ferramentas e sistemas – tudo contratado como serviço, com custo reduzido que sejam de fácil utilização.

Parece muito complicado? Se parece é porque você está indo pelo caminho errado.

Eu estou tendo a honra de liderar um projeto, através de grupo de empresas, em que iremos transformar a vida de grande parte destes mais de 9 milhões de empresas que fazem nosso país ir para frente, mas que, muitas vezes, ficam pra trás.

Espero que tenha ajudado você a pensar mais um pouco fora da caixa. Caso tenha alguma dúvida, queira trocar algumas ideias ou ainda, necessite de algum apoio dentro da minha expertise, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

Se você for um empresário ou Gestor de TI, e quiser apoio para começar um movimento de mudança: clique aqui para baixar o e-book “Como se tornar um Gestor de TI Estratégico”.

 

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 21 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil