Segurança da Informação para empresas: equipe própria ou outsourcing?

Segurança da Informação para empresas: equipe própria ou outsourcing?

siVárias são as empresas que não investem em um setor de TI especializado, porque entendem que não seja uma prioridade em seus orçamentos e que depois sentem as consequências desta decisão. Em tempos atuais, com o crescimento da dependência da tecnologia, todos os dados da empresa são digitais e correm riscos todos os dias de serem invadidos, perdidos ou roubados.

Por isso é tão importante o tema da Segurança da Informação, que dificilmente consegue ser tratado adequadamente por alguém que não seja muito especializado neste assunto, como empresas do setor de Tecnologia da Informação.

Assim como a área de Tecnologia da Informação, a de Segurança da Informação também é abrangente. Para que você entenda de forma mais específica no que a Segurança da Informação pode ajudar em seu negócio, nós separamos 4 áreas principais em que um profissional de Segurança da Informação pode atuar:

  • Configuração e manutenção de Firewalls e outros sistemas de segurança;
  • Central de serviços (focando na solução de problemas e incidentes);
  • Gerenciamento e Segurança da Informação (trabalhar com procedimentos e normas, análises de riscos e etc);
  • Análise da vulnerabilidade dos sistemas e ambientes

Após entender qual ou quais áreas são importantes para a sua empresa, é importante definir se a sua empresa irá optar pelo outsourcing, ou seja, terceirizar o serviço e contratar uma empresa de TI ou se montará sua equipe própria de especialistas em TI.

No caso de uma equipe própria, é bom ter em mente que seus funcionários deverão saber as normas, práticas e métodos para exercer suas atividades, além de terem conhecimento em programação, infraestrutura e consultoria de TI. O compromisso dos funcionários se atualizarem constantemente é fundamental, já que essa é uma área que muda o tempo todo. E isto vale para a obtenção de certificações pelos fabricantes das soluções.

A equipe própria costumava ser a opção de algumas grandes empresas por conta da maior disponibilidade da equipe, porém isso já mudou muito. Hoje, quase todos os serviços podem ser feitos de forma remota (à distância), de uma maneira mais eficiente e com custo reduzido. O mercado aquecido no Brasil dificulta muito a contratação e manutenção de profissionais especializados em TI em empresas que não tenham esta atividade como fim.

Se optar por contratar uma empresa de TI,  normalmente terá sempre os SLAs bem definidos (acordo de nível de serviço) com as metas e períodos a serem cumpridos. Mas lembre-se de  também procurar por uma empresa séria, que seja bem consolidada no mercado. A terceirização de um serviço de TI é a solução que mais reduz os custos e entrega um excelente resultado, já que os profissionais estão em constante atualização técnica e normalmente você conta com uma grande equipe de especialistas em vários assuntos. Nada é mais frustrante do que você ver um técnico dando manutenção em seu ambiente que pareça saber menos que você, não é?

Para você não perder as novidades sobre o mundo tecnológico e como proteger sua empresa, criamos uma página no Facebook e um grupo no Linkedin.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil