Categorias

Prever o futuro? Com a tecnologia, isso é possível.

Prever o futuro? Com a tecnologia, isso é possível.

Prever o futuro parece algo como contar com a sorte. Há quem acredite que algumas pessoas possuem uma espécie de dom para antecipar o futuro. De certa forma, nós também acreditamos.

Não estamos falando aqui das previsões sensitivas, mas sim das previsões feitas com base em dados. Kira Radinsky, uma israelense de 27 anos, entrou na faculdade aos 15 e já se tornou PhD aos 26. Uma façanha e tanto, certo?

Mas não para por aí. Kira desenvolveu um algoritmo há 6 anos que é capaz de prever o futuro. Na sua lista de feitos, ela antecipou a epidemia de cólera que se alastrou em Cuba nesse ano, 54 anos após o último caso que foi registrado no país.

Kira-Radinsky

Kira Radinsky

Além da epidemia de cólera, ela também previu os tumultos do Egito, Turquia e Síria, além do aumento do preço do trigo.

Não se trata de bruxaria. Kira coleta todos os dados que estão disponíveis na internet, como notícias nos jornais, postagens em redes sociais, termos pesquisados nos sites de busca, e cria relações entre eles.

O exemplo da epidemia de cólera se seguiu por esses dados coletados: “Se uma enchente surge dois anos após uma seca, poucas semanas depois a probabilidade de surgir uma epidemia de cólera é enorme, principalmente em países com PIBs baixos e pouca concentração de água limpa”, disse Kira à revista americana Fast Company.

Pode parecer óbvio depois que acontece, mas ninguém fez essa relação com dados comprovados antes da epidemia.

Segundo ela, as previsões ainda não estão totalmente corretas. A probabilidade de acerto está hoje entre 70% e 90%, mas ela vem trabalhando para melhorar esses números. Ela afirma que “Ele [o algoritmo] te dá probabilidades, não certezas”.  Kira ainda disse que previu os distúrbios no Sudão, que aconteceram, mas que também previu que o governo cairia, o que não ocorreu.

Ela previu há pouco uma possível epidemia de cólera no Zimbabwe.

As informações que ela consegue, como já foi citado, não se tratam de bruxaria, e sim estudos sérios baseados no passado para traçar as possibilidades do futuro. Uma empresa de TI também pode trabalhar de forma estratégica para se antecipar aos desastres, além de utilizar as informações disponíveis para criar oportunidades de negócio.

Para traçar uma estratégia de TIC, é preciso avaliar a situação atual do setor que cuida da tecnologia da informação da sua empresa. Nesse link, você pode fazer o diagnóstico gratuito do setor de TIC da sua empresa. Para saber mais sobre o que uma empresa de TI pode fazer pela sua empresa, entre em contato com a Innovision.

Hoje, ela ganha dinheiro prestando consultoria para as empresas identificando as parcerias com maior probabilidade de prosperidade.

No mundo da tecnologia, tudo é possível. Para te manter sempre atualizado com novidades surpreendentes como essa, criamos uma página no Facebook para reunir essas dicas para você.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil