Categorias

Planeje a sua TI e conquiste medalha de ouro das Olimpíadas corporativas

 

Você quer ficar em destaque?

Ter a incrível sensação de estar entre os primeiros?

Quem sabe, por que não, ser O PRIMEIRO?

E, mais do que tudo, a sua liderança levar OURO para a sua empresa?

Eu não poderia, com a inesquecível Olimpíada do Rio 2016, no Brasil, deixar de trazer as lições aprendidas para nosso mundo corporativo.

E vou usar o ótimo exemplo do nosso atleta Thiago Braz, medalha de ouro de salto em vara recém-conquistada, batendo nada menos do que o favorito e concorrente francês, Renaud Lavillenie, campeão em Londres.

Como falar em superação é quase sempre um lugar-comum em competições como esta, em que os indivíduos ultrapassam todos os limites físicos, emocionais e mentais, vou focar num outro ponto que foi FUNDAMENTAL para que as metas do brasileiro fossem alcançadas: PLANEJAMENTO.

Planeje sua TI: Saiba a importância de um planejamento bem estruturado

Estou com uma pesquisa em aberto a respeito dos problemas de TI  mais encontrados nas empresas atualmente.

Há empresas de todos os portes e segmentos participando e há alguns indicadores (parciais) preocupantes:

  • Em 56,25% das empresas que responderam as pesquisas, a empresa não estabelece e não mantem um alinhamento entre os negócios e a estratégia de TI;
  • Em 50,00% ocorrem necessidades urgentes não planejadas para suprir eventuais gargalos de capacidade (processamento, armazenamentos, pessoal, etc.) para evitar impactos;
  • Em 53,33% há baixo ou nenhum controle de ativos de hardware e software;
  • Em 48,39% não há manutenção de documentação de processos e procedimentos;
  • Em 60,71% há falta de critérios, ferramentas e políticas para utilização de dispositivos próprios dos funcionários no ambiente corporativo (BYOD);
  • Em 50,00% não existe armazenamento externo de cópia do backup e…
  • Em 60,71% não são realizados testes de restore para saberem se os backups são confiáveis!!!!

 

COMO VOCÊ, GESTOR SE SENTE VENDO ESTES DADOS???

Voltando a estória do nosso medalhista de ouro Thiago Braz…

Com muita arrogância, o então favorito competidor francês, antes da competição desdenhou literalmente de nosso brasileiro, dizendo que ele não estava preparado e não teria condições de competir com ele.

A pergunta que eu faço para os gestores de TI e de empresa diversas, analisando estes dados prévios de nossa pesquisa:

– Será que você também não está com a mentalidade de que na sua empresas tudo certo e nunca terá surpresas negativas????

E, depois do DESASTRE, DA PANE NOS SISTEMAS, NA PERDA DOS DADOS DA SUA EMPRESA, NA INVASÃO NOS SEUS SERVIDORES, VOCÊ NÃO SE SENTIRÁ COMO O FRANCÊS, no final da competição??? Vale a reflexão!

 

E como, não só evitar estas situações constrangedoras e causadoras de prejuízos inestimáveis, mas também trazer o OURO para a sua empresa????

A resposta é…PLANEJAMENTO!!!! Planeje a sua TI:

Que tal usar em sua empresa uma estratégia semelhante à do Thiago:

  • Humildadeem nenhum momento ele se colocou como favorito na competição;
  • Mentor escolheu como técnico um ucraniano que treinou muitos dos campeões;
  • Foco ele foi treinar no Rio Grande de Norte, bem longe da agitação pré-competição;
  • Empenho sem dedicação e muito trabalho, nada acontece;
  • Riscos calculados durante a prova, Thiago e seu técnico, após um bom resultado do francês optaram por não tentar um salto para empatar e sim arriscar uma altura superior, para buscar a vitória, mesmo sendo uma marca difícil de conseguir.

 Aposto que, seguindo este exemplo, o pódio está garantido!

 

 Eu e minha equipe desenvolvemos um guia para levantamento de informações dos ambientes tecnológicos de nossos clientes. Tem sido constantemente atualizado e pode ajudar muito aqueles que precisam fazer este trabalho. E gostaria de disponibilizá-lo para vocês, gratuitamente. É só clicar aqui para baixá-lo.

 

E já que falamos de um de muitos problemas de TI que acontecem nas empresas, que tal você refletir a respeito do assunto?

– Se quiser uma ajuda, clique aqui para baixar um guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

 

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo; Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado; Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá; Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente; Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região; Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

Aproveito a oportunidade para convidar os gestores de TI a fazerem parte de um grupo criado no Linkedin justamente pra discussão de pontos como os abordados neste texto: Gerente de TI Estratégico ? https://www.linkedin.com/groups/6672629

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil