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5 dicas “fora da caixa” para um bom gestor estratégico incluir no planejamento de 2018

Pois é meu caro amigo ou minha cara amiga…Na Era da Informação, o tempo parece passar bem mais rápido, não é? E você, se é gestor estratégico, já teve tempo para pensar no planejamento para 2018? O que você acha de receber dicas valiosas para ajudar você nesta missão?

Acabei de chegar do RD Summit em Florianópolis, o maior evento do setor na América Latina. Já havia comparecido no ano passado e fiquei tão encantado que escrevi um artigo a respeito, cuja leitura continua válida: Clique aqui.

Bem…A Resultados Digitais, “dona da casinha”, aumentou a quantidade de colaboradores em 1 ano de 300 para 600, e a quantidade de participantes no Summit

de 5.300 para mais de 8.000, mantendo a proposta de maneira “Disney” de atender ao público, distribuídos em 3 dias de evento ao invés dos 2 do ano anterior.

Novamente foram INCRÍVEIS.

Sem dúvidas nada disto teria valor se a quantidade de conteúdo relevante oferecido não acompanhasse os números apresentados. Eu absorvi ao máximo cada minuto de cada uma das mais de 20 palestras que assisti. E vou passar para você, gestor estratégico, de maneira exclusiva, já que além do conteúdo repassado, há o meu “filtro pessoal”. As dicas essenciais fazer um GRANDE PLANEJAMENTO PARA 2018!

#DICA1 – “DESAPEGUE, GESTOR!”

Se você é gestor, certamente teve méritos para chegar a esta posição. Mas agora talvez seja a hora de refletir se o seu modelo de gestão não deve ser mudado radicalmente.

E lhe asseguro que se você aquele tipo de gestor que prefere uma estrutura verticalizada, com tudo feito pela sua equipe própria, inclusive trabalho operacional, é a hora de “DESAPEGAR”.

No mundo que está se tornando “tudo como serviço”, com profissionais e empresas especializados em quase tudo o que se imagina, com modelo de cobrança recorrente, de preços baixos, não faz mais sentido você querer fazer tudo sozinho.

Abra mão de tudo o que é operacional e terceirize.

Desapegue e foque no ESTRATÉGICO.

Se posicione e assuma a posição de LÍDER DA TRANSFORMAÇÃO na sua empresa.

#DICA2 – “REALIZE, GESTOR!”

O Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, que “comeu o pão que o diabo amassou” para viabilizar o projeto do comparador de preços online, que vendeu por muito dinheiro depois de 6 anos de muito trabalho, comenta que recebeu uma ligação de uma pessoa que disse: “- Romero…Eu tive a mesma ideia que você, na mesma época. Deveria estar tão rico quanto você…”

E o que o Romero respondeu?

“- Meu amigo…. Sinto muito, mas não deveria não. Eu REALIZEI. Você não. E isto é que faz toda a diferença. ”

No mesmo momento em que temos as nossas ideias geniais, são enormes as chances de alguém, em algum lugar do nosso planeta, estar também as tendo.

Sabe todas aquelas ideias e projetos que você tem na sua cabeça? Ou mesmo em apresentações em PowerPoint? Muitas delas há tempos guardadas?

      Gosto da frase “o bom é inimigo do ótimo”. FAÇA! REALIZE!

E não vai dar para fazer tudo! Priorize! Escolha os projetos que você realmente terá condições de colocar em prática. O resto deixe para lá.

Esta é uma dica que o André Siqueira, CEO da Resultados Digitais também deu. Eles mesmos fizeram isto, focando inicialmente com marketing de conteúdo. Mas relevante e MUITO bem feito!

#DICA3 – “AUTOCONHECIMENTO e MINDSET”

Como sempre, vou resgatar uma daquelas tão antigas quanto verdadeiras frases: “O pior cego é aquele que não quer ver.”

Sabe qual era um dos lemas do RD Summit deste ano?

“Esteja aberto para qualquer coisa que vier a acontecer” (Be open to whatever happens next)

E como um gestor vai liderar pessoas se nem ao menos se conhece?

É hora de olharmos um pouco para dentro de nós mesmos. E vai uma dica de livro que pode ajudar você nesta missão: “Descubra os seus pontos fortes”, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. Os autores, depois de muita pesquisa, descobriram que a maioria das empresas dá pouca ou nenhuma atenção aos pontos fortes de seus colaboradores. Elas se preocupam em tentar corrigir as suas fraquezas, acreditando que esteja seja o caminho da excelência. A outra descoberta é que o sucesso vem de melhorar os pontos fortes!!!

Quando você estiver se conhecendo melhor, naturalmente irá para o próximo estágio, de mudança de “MINDSET”, termo muito popular nos últimos anos, e não é por acaso. A sua forma de pensar é a origem de todas as ações. Se você não estiver com ela ajustada para o seu projeto de vida, tirando todo o lixo mental, focando no que é importante e acreditando no seu potencial, as boas mudanças e o alcance de uma grande performance, não acontecerão.

Neste estágio, fique sempre ao lado de pessoas que levem você para cima, que tragam boas energias, que sejam bons mentores, que agreguem valor. O Paulo Alvarenga (PA), da Crescimentum, focou neste tema.

Quando este tema estiver evoluindo, siga uma diga do fundador do meusucesso.com:

 “THINK BOLD” – Sonhe grande e de maneira arrojada! Não delegue a sua felicidade para ninguém! A força está dentro de nós mesmos! (Sandro Magaldi)

 

#DICA 4 – “APRENDIZAGEM CONSTANTE”

A Era da Informação – também conhecida como 4ª Revolução Industrial – demanda aprendizagem constante.

Tanto nos meus projetos de consultoria a empresas como no suporte ao desenvolvimento profissional aos gestores, através de mentoria e coaching, vejo que muita gente está ficando para trás não por falta de formação. Mas sim por falta de atualização. 

A estrutura das empresas está mudando. A forma de gestão moderna está exigindo maior praticidade, menor desperdício de tempo.

A transformação digital está eliminando empregos e criando novos. As novas qualidades que estão sendo demandadas dos profissionais estão ligadas a criatividade, intuição, baixo ego, capacidade de colaboração, pensamentos analíticos e outras características pouco valorizadas até hoje.

A Joanna Lord, CMO da ClassPass, deu um nó na cabeça de muita gente, durante a provocadora palestra dela.

A boa notícia vem do Conrado Schlochauer, CEO da Affero LAB e embaixador no Brasil da Singularity University, que acredita que a solução do tema educação no mundo, virá através do aprendizado autodirigido e informal. Inclusive ele recomenda o livro “A Arte da Aprendizagem Autodirigida, de Blake Boles”. Em resumo, a internet está aí e toda a informação de que necessitamos está nela, nos nossos smartphones inclusive.

Para quem não sabe da minha história, me formei em engenharia elétrica por uma importante faculdade, mas quase tudo o que aprendi em mais de 20 anos de tecnologia e negócios foi muito por esta linha. Até porque quando comecei a carreira de empreendedor de tecnologia a internet não existia e mentores eram só pra empresas de grande porte. E olhe lá…

Um bom exemplo é que lá no começo da minha carreira, fui a um modelo de workshops inovadores, de um empreendedor recém-formado da GV e do seu sócio, de uma empresa chamada SSJ, cuja fita de videocassete com as palestras filmadas eu tenho até hoje. E quem era este visionário? O Conrado Schlochauer, que acabei de citar e tive o prazer de reencontrar tantos anos depois!

É bom saber que temos soluções e elas estão ao nosso alcance, não é mesmo?

 

#DICA5 – “#UAU”

Se importe com as pessoas, mas de verdade! Não adianta ser superficial ou buscar fazer isto com segundas e terceiras intenções que não vai funcionar.

Ouça as pessoas, gestor! Crie relações de confiança. Faça com que elas gostem de você.

Ajude-as a resolver os problemas delas.

E, busque surpreendê-las! Ouça um “UAU” delas!

Esta foi uma abordagem da palestra do João Kepler, com foco em vendas. Deixei pra colocar esta referência por último porque, na minha forma de pensar, isto vale para todas as situações de nossas vidas, seja profissional, seja pessoal.

Ou você vai negar que ama a sensação de falar um “UAU” lá do fundo do seu ser???

O Rafael Rez, da Nova Escola de Marketing, falou sobre “Psicologia de Vendas”. E novamente eu vou fazer você raciocinar comigo e constatar que isto vale para qualquer relação humana. Olhe o que os estudos dizem das maiores motivações de compra das pessoas:

  • Para que gostem de mim
  • Para se sentir apreciado
  • Para estar certo
  • Para se sentir importante
  • Para ganhar dinheiro
  • Para economizar dinheiro
  • Para economizar tempo
  • Para facilitar o trabalho
  • Para se sentir seguro
  • Para ser mais atraente
  • Para fazer mais sexo!

Eu o desafio a discordar de mim! 

Me diga que todas estas motivações não servem para nossas relações com as pessoas, que estão sempre buscando o “UAU”???

Está preparado para fazer um PLANEJAMENTO PARA 2018 como AGENTE DE INOVAÇÃO e LÍDER DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, gestor?

Confira também alguns dados sobre as principais dificuldades enfrentadas pelo Gestores de TI e tenha um ótimo benchmarking em mão: clique aqui

Espero que tenha ajudado você a pensar um pouco fora da caixa. Caso tenha alguma dúvida, queira trocar algumas ideias ou ainda, necessite de algum apoio dentro da minha expertise, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

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