Categorias

Os problemas de TI, segundo as próprias empresas

Empresas revelam os problemas de TI mais comuns, independente de segmento ou tamanho

Enquanto a maior parte do país está de férias, começarei o ano revelando os dados de uma pesquisa realizada com o mercado corporativo sobre os problemas de TI mais frequentes. Vamos entender quais são as maiores reclamações.

Antes de seguir com nosso conteúdo, aproveito a oportunidade para convidar os gestores de TI a fazerem parte de um grupo criado no Linkedin justamente pra discussão de pontos como os abordados neste texto: clique aqui.

Os dados reúnem respostas de 111 empresas dos mais variados portes e segmentos, questionadas entre junho e outubro de 2016, e revela as maiores dores quanto à gestão tecnológica das empresas.

 As questões foram classificadas pelos seguintes temas: Continuidade do Negócio; Produtividade; TI estratégico; Estrutura de TI; Segurança; Controle e Padronização.

 Ficou nítido que, independentemente do porte e segmento, a quantidade de problemas apontados na pesquisa é muito acima do razoável.

Vivendo na Era da Informação, dá para imaginar que grande parte das empresas não têm o devido cuidado com seus dados??? Pois é…Mas não tem!

Considerando apenas os itens que pelo menos metade apontaram, nota-se que não são realizados testes de restore, uma vez que 69,4% não fazem a restauração dos backups.

Afinal de contas, de que adianta se preocupar em fazer o backup e não certificar o funcionamento do mesmo?

Atualmente, existem muitos recursos para automatizar o processo de checagem. Caso não saiba como, me contate que ficarei muito feliz em ajudar.

 

Falta de monitoramento de atividades e produtividade dos usuários

Este problema que afeta 56,7% das empresas, não é apenas técnico, mas principalmente de gestão. Se você tem alguém de RH, vá correndo conversar com ele. Se não tem, o que é um sinal de que você já se “vira” sozinho em outros casos, será preciso procurar por novas soluções sem o devido apoio de um profissional.

Existem algumas ferramentas de software que podem auxiliar neste tema, mas, sem dúvidas, há uma lição de casa a ser feita com os gestores.

 

Alinhamento entre os negócios e a estratégia de TI

Um problema estratégico, encontrado em mais da metade das empresas (56,4%). Como tal, responsabilidade de quem está no topo do organograma. Talvez nem o RH tenha alçada para resolver, mas recomendo que o mesmo se envolva diretamente.

As tecnologias podem gerar resultados melhores, principalmente financeiros, para as empresas, quando alinhadas ao negócio.

Este preocupante indicador, caso haja uma investigação em outros problemas “não-de-TI” das empresas, certamente revelará uma falta de visão na gestão dos negócios, visto que é praticamente impossível um empreendimento se destacar atualmente no mercado sem fazer uso de uma base tecnológica.

 

Sem manutenção de documentação de processos e procedimentos

Não são poucos os casos em que as empresas tomam decisões equivocadas a partir de informações erradas.

Mais uma vez lembro do Abílio Diniz, reforçando que empresas de sucesso precisam tratar das pessoas e dos processos. Aqui aparece uma deficiência muito comum, cerca de 53,2% verificam a falta de formalização e manutenção da documentação de processos e procedimentos, o que gera erros e retrabalho.

E há uma série de aplicativos, muitos de baixo custo, que pode ajudar a resolver este problema.

 

BYOD – bring your own device

O conceito é de internet para todos, mundo conectado e mobilidade. A maioria das pessoas utilizam smartphones, tablets e outros dispositivos próprios nas empresas e pouquíssimos são aqueles que não querem fazer uso desses recursos.

Se você nunca ouviu falar do tema Shadow IT, vale a pena se informar. Em breve escreverei um artigo a respeito.

Esta definição é uma consequência de as empresas não trabalharem corretamente em conjunto com os colaboradores para definirem as boas práticas de utilização dos equipamentos pessoais nos ambientes corporativos.

A falta de critérios, ferramentas e políticas para utilização de dispositivos próprios dos funcionários é enfrentada por 49,5% das empresas, o que resulta na criação de inimigos internos que encontram maneiras de atender aos próprios anseios e colocam em risco a segurança dos dados da organização.

Todos esses itens são apenas uma amostra do que uma pesquisa bem estruturada pode revelar. Há muito mais informações que podem ser usadas por você como “benchmarking” para a empresa.

 

Você é um empresário ou gestor de TI e quer acesso ao relatório completo, para fazer um “benchmarking”? Clique aqui.

Se você quiser começar um trabalho de investigação dos problemas na sua empresa, clique aqui para baixar o guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

Começo de ano é sempre a melhor época para você fazer a “lição de casa”, para você “tirar os tapetes ” e limpar “aquela” sujeira que escondeu durante o ano anterior.

Levante as informações do seu ambiente tecnológico.

Identifique os problemas que estão afetando o seu negócio.

Planeje a melhor estrutura de TI que você tem condições de ter neste ano e possa trazer o resultado financeiro que sua empresa necessita.

Estabilize seu ambiente e esqueça que TI existe.

PERMITA QUE SUA EMPRESA POSSA FOCAR SUA ENERGIA NO SEU NEGÓCIO! UM PRÓSPERO ANO NOVO!!!!

 

Total Votes : 6
Total Votes : 3

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo; Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado; Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá; Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente; Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região; Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil