Categorias

O Marketing dando as cartas em TI

Há quanto tempo eu venho avisando você, “cara-pálida”??? Tenho falado SEMPRE da necessidade de você se tornar um gestor de TI Estratégico, não é?  E agora mais um “inimigo”, apitando no seu departamento…O CMO! O Marketing!

 

SIM!!! O ‘Cara do Marketing” está “metendo o bedelho” em SUA TI!!! E com força!!!!

 

Você sabia que aproximadamente 1/3 das empresas entrevistadas, em uma pesquisa realizada pelo Gartner, no ano passado, apontaram que pelo menos alguns aspectos de Vendas, Experiência do Consumidor e TI, terão que ser reportados ao CMO? Isso mesmo, ao Marketing!

 

E que em 2017, pela primeira vez, os valores despendidos com tecnologia pelos CMOs devem ultrapassar os dos próprios CIOs? E olhe que já estão próximos (3,24% CMO e 3,40% CIO).

 

 

Eu já havia dado uns toques a você, CIO ou gestor de TI, que o CEO não estava confiando em você para as estratégias de Transformação Digital… Se quiser rever o artigo, clique aqui.

 

Também já fiz um exercício de futurologia, divagando a respeito da substituição de CIOs por robôs em outro artigo. Vale a pena conferir!

 

Agora vou assustar você mais um pouquinho sobre o Marketing e TI

 

Empresas do porte de WALMART e STARBUCKS substituíram parte de suas plataformas tecnológicas e os responsáveis de TI, pelo que se ouve no mercado, não foram nem consultados!

 

Estas ações foram conduzidas pelos CMOs (o Marketing) diretamente com o fornecedor, Facebook, que recebe valores vultosos de verbas de Marketing destas empresas.

 

E você tem ideia do público que o marketing mais se preocupara, para recomendarem a troca da plataforma Office/Comunicação?

 

Exatamente o público mais esquecido pelo pessoal de TI: os funcionários da base da pirâmide: caixas, balconistas, estoquistas, atendentes, motoristas, equipe de logística, limpeza e afins.

 

E o que este público tem em comum, além de esquecidos pelo TI?

 

TODOS TÊM SMARTPHONE COM INTERNET E FACEBOOK!!!!

 

Todas estas pessoas, até então praticamente segregadas dos recursos tecnológicos das empresas, passaram a fazer parte da rede das empresas.

 

Passaram a ser “alguém”!

Isto me faz lembrar do trabalho de Transformação Digital que liderei em uma das 30 maiores operadoras de saúde do Brasil: mais de 600 colaboradores diretos e a grande maioria até há 2 anos sequer tinha conta de e-mail da empresa. Os e-mails eram genéricos e compartilhados entre colaboradores.

 

Além das questões de boas práticas de segurança da Informação, uma das razões principais por termos migrado toda a plataforma Office/Comunicação existente, que não atendia as necessidades da empresa pela ausência de recursos corporativos suficientes, desenvolvemos junto ao RH da empresa um trabalho que possibilitava que cada colaborador tivesse o SENSO DE PERTENCIMENTO à organização que trabalhava. Não era mais tratado como um número. Agora tinha um nome.sobrenome@empresa.com.br que podia se comunicar com todo do restante da empresa.

 

O feedback deste trabalho foi sensacional!

 

Voltando ao tema principal deste artigo, não vamos nem entrar nos aspectos técnicos da ferramenta Workplaces do Facebook, se ela é a mais adequada para as necessidades das organizações.

 

O importante é o exército de aliados que o Facebook ganhou!!!

 

E não vamos esquecer que estas pessoas também são consumidores do Varejo, tradicional ou eletrônico (“e-commerce”).

 

Em tempos que a Amazon está invadindo o varejo tradicional, ao adquirir empresas como a “Whole Foods Market”, pela “bagatela” de US$ 13.7 bilhões, só resta empresas como a Walmart fazerem o caminho inverso.

 

Pois é.…“Deu ruim” para os caciques de TI!!!!

 

Mas ainda há esperança!

 

Você consegue recuperar o tempo perdido?

 

Sabe como?

 

SE TORNANDO UM GESTOR DE TI ESTRATÉGICO!!!!

 

Reveja seus conceitos e use a imaginação.

 

Abra sua cabeça, seja criativo e inove.

 

Foque no que é importante e realize!

 

 

Seja um AGENTE DE INOVAÇÃO e LÍDER DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL!

E vamos fazer de tudo para que este novo mundo digital seja formado por pessoas do bem, vivendo em paz e harmonia, com muito amor no coração.

Se não for desta maneira, não vale a pena.

Para mim não vale. E espero que você pense como eu!

E para você, responsável pela TI da sua empresa, aproveite para baixar nosso E-book sobre Como se tornar um Gestor de TI Estratégico, e feche o ano de 2017 com o melhor conteúdo e as melhores estratégias!

Espero que tenha ajudado você a pensar um pouco fora da caixa. Caso tenha alguma dúvida, queira trocar algumas ideias ou ainda, necessite de algum apoio dentro da minha expertise, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

 

 

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

 

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil