De Gestor de TI Estratégico a Líder de Transformação Digital

Olá pessoal!

Antes de falar a respeito do tema deste artigo, principalmente para aqueles que acompanham meus conteúdos nos últimos anos, e talvez tenham sentido um pouco da minha falta – eu espero… rs -, quero justificar um pouco a minha ausência neste canal…

Quando eu comecei a escrever artigos, pensei muito em ajudar os gestores de TI a se tornarem mais estratégicos, devido a minha grande experiência em trabalhar com empresas dos mais variados portes e sentir que havia um grande espaço para este perfil de profissional se destacar mais em sua organização.

Tenho muito material produzido a este respeito e disponível em meus canais: artigos, e-books, pesquisas, webinars, vídeos. Todos ainda muito atuais para o momento em que vivemos.

Se você é um gestor de TI e ainda não alcançou o destaque que acredita que merece em sua organização, recomendo ver ou rever estes materiais. Seguem alguns dos meus preferidos:

 

Agora, se você já é um gestor de TI estratégico, é para você mesmo que escrevo este artigo.

Quero ajudá-lo a subir mais um degrau na hierarquia de sua organização, se tornando um LÍDER DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL!

Os últimos artigos que escrevi (confira aqui) abordaram um tema muito importante para os dias de hoje: APRENDIZAGEM.

E foi este processo DELICIOSO, que tenho curtido muito, tomou uma grande parte do meu tempo nos últimos meses.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Vou compartilhar com você algumas das fontes e referências que agregaram muito valor para mim neste período:

 

  • Ter me tornado um estudioso de Futurismo, também conhecido como Foresight ou Prospectiva Estratégica, cujo conceito essencial é aplicar metodologias para antecipar as tendências de futuro nas organizações. A minha amiga Jaqueline Weigel, uma das expoentes deste tema no Brasil, explica muito bem este conceito neste excelente artigo;
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu, Jaqueline Weigel e o Tiago Mattos, respectivamente

 

  • Participação em um workshop muito “fora da caixa” que durou 13 intensas noites – “FOT – Friends of Tomorrow” – conduzido pelo primeiro brasileiro a dar aulas na Singularity University, o Tiago Mattos, que provoca você a todo momento;
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

FOT- Friends of Tomorrow: uma reflexão sobre os futuros da educação e da aprendizagem

  • Ter tido a sorte de participar do FOT em uma turma mais do que especial que, unida pela mesma sensação de curiosidade, ansiedade e incômodo em relação ao mundo VUCA que vivemos, continuou a se encontrar para trocas, aprendizados e compartilhamento de conhecimento, não só entre nós, mas também trazendo gente nova sempre que possível;

 

  • Ter participado do evento da Singularity University – Chapter One – no Brasil, onde uma dinâmica de grupo no WhatsApp apenas para o evento originou um grupo de pessoas interessadas a respeito dos mesmos temas (hoje chamado Exponential SU SP Chapter), que se uniu a um outro grupo existente com perfil semelhante e originou o movimento EXPONENTIAL, cuja comunidade envolve hoje mais de 5 mil pessoas que se conectam diariamente através de mais de 150 grupos “spin offs” de WhatsApp, Telegram e Slack.São grupos que discutem, principalmente, assuntos relacionados a futurismo, inovação, tecnologia, empreendedorismo, criatividade e impacto positivo.O mais interessante é que nestes grupos, não há hierarquia: todos são administradores e responsáveis por disseminar este conhecimento para dentro e para fora da comunidade. Maiores informações você encontra aqui.

 

  • Participação nos últimos 3 RD Summits, evento “BRAZUCA” promovido pela Resultados Digitais, que acontece anualmente em Florianópolis.  Ele nasceu sob o tema Marketing Digital se transformou em uma megaestrutura de mais de 12 mil pessoas na última edição, com conteúdos dos mais diversos e palestrantes nacionais e internacionais de peso e alto valor agregado.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

RD Summit 2018: Auditório lotado na palestra da excelente Martha Gabriel sobre inteligência artificial para negócios

  • 10 dias de imersão completa no “Caminho de Santiago” da Inovação, o SxSw (South by SouthWest), o maior festival de inovação que ocorre há 30 anos em Austin no Texas e por onde, neste ano, passaram mais de 500 mil pessoas, distribuídas em trilhas de Inovação, Tecnologia, Educação, Saúde, Games, Artes, Musica, Cinema, Blockchain e até a controversa Cannabis, cujo mercado tende a explodir nos próximos anos;
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Encontros que o SwSx proporciona: Eu, juntamente com o escritor Rohit Bhargava, da Non-Obvious Company, e o Conrado Schlochauer, um dos maiores expoentes de Aprendizagem do Brasil

 

  • A quantidade de outros eventos, treinamentos e workshops que participei e conteúdos que consumi, como TEDs, Artigos, Videos, Livros e etc. foi saudável e insana.

 

  • Ministrei várias palestras para os mais variados públicos em que pude compartilhar meu conhecimento, mas também que foram oportunidade para troca muito grande.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Empower Summit: palestrando sobre o papel e futuro dos núcleos de inovação nas corporações

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Compartilhando um pouco dos meus aprendizados sobre a tecnologia aplicada ao segmento de saúde aos mais de 700 médicos presentes na IV Jornada de Imunologia Clínica e Alergia

 

Ufa…Espero que você não tenha se cansado…

Ou, caso tenha, peço que premie minha tentativa em resumir ao máximo o que mais agregou valor neste período…

A causa é nobre: poder ajudar o Gestor de TI Estratégico a se transformar em Líder de Transformação Digital da sua organização.

 

Por quê?

Recomendo a você reler este meu artigo, que irá entender:

A Sobrevivência da sua empresa depende da transformação digital (clique para ler)

 

Como?

Ahh…Vou deixar apenas as “Cenas do Próximo Capítulo” ou, como a galera está adorando atualmente, dar um “Spoiler”…

Eu quero compartilhar todo esse conhecimento com você!

Uma das maneiras será através de um videocast e um podcast, que lançarei em breve, com a participação de 2 pessoas muito especiais e com expertises bastante complementares às minhas – uma amiga polímata e um amigo especialista em mindfullness.

Já gravamos 13 episódios que estão em processo de edição e abordarão temas relacionados direta ou indiretamente à transformação digital por que passa nosso mundo.

Aguarde….VAI SER DEMAIS!!!!

 

Eu enxergo que as empresas que irão sobreviver no mercado serão aquelas que conseguirem passar pelo processo de transformação digital.

 

E elas precisarão de excelentes líderes para conduzirem esta difícil missão.

 

Será que VOCÊ será um deles???

 

Se você se interessou pelo assunto de Transformação Digital e quer acompanhar meus melhores conteúdos sobre este tema, clique aqui para se cadastrar na minha lista VIP.

Caso tenha alguma dúvida, queira trocar algumas ideias ou ainda, necessite de algum apoio dentro da minha expertise, deixe seus comentários no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

 

 


Renato Grau | renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br | Skype: renatograu | Tel: +55 11 2789-9944

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá; Especialista em Transformação Digital para o mercado corporativo, com foco no resultado do negócio; Empreendedor há mais de 25 anos apaixonado por Inovação, Tecnologia, Pessoas e Futurismo; Eterno Aprendiz; Autor de artigos e conteúdos que buscam colaborar com a melhoria de nosso mundo; Empresário, Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 22 anos de mercado; Sócio fundador, Ex-presidente e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul); Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região; Ex-Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul.

1 Comments

DAVID BARBOSA DE OLIVEIRA
Que Legal Renato, cada vez nos surpreendendo com novas experiências e conhecimentos agudos. Que bom em conhecê-lo. Estarei acompanhando seu material com muita dedicação.

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil