Categorias

Impressoras 3D: seus eletrônicos podem se transformar em fios para elas

Você sabia que vai começar uma campanha da Sinctronics, com o objetivo de reciclar seu lixo eletrônico e produzir fios para impressoras 3DSe você é um profissional de tecnologia, compartilhe esse artigo agora em suas redes sociais!

A empresa Sinctronics, conhecida por empregar alta tecnologia na sustentabilidade, está divulgando um projeto com pontos de recolhimento para eletrônicos tradicionais como impressoras, laptops e celulares para viabilizar a produção reciclada do seu produto: um fio de resina ABS (Acrilonitrila butadieno estireno), polímero meio primo da borracha e do acrílico. Esse filamento plástico é a matéria prima mais usada na fabricação digital pela impressoras 3D, que estão cada vez mais baratas e comuns no mercado.

Fabricação

A fabricação de impressoras 3D recicláveis pode trazer de volta para a indústria, a importância de produtos descartados como forma de matéria-prima, sendo uma questão fundamental da economia circular. E o maior desafio da reciclagem é obter material o mais próximo possível do original como os plásticos recicláveis, que possui uma complexidade devido há enorme variação de composições, diferente do alumínio presente em latinhas de bebida.

Capacidade

A Sinctronics tem capacidade de produzir mais de 100kg de filamento por mês, processando 110 kg de produtos, mas ainda não está vendendo seu produto que se encontra em fase experimental com altos índices de qualidade se comparado a outros materiais virgens da mesma espécie disponíveis no mercado.

A expertise da empresa, em recuperar plásticos desses produtos do pós consumo eletrônico através de logística reversa, levou à criação desse filamento 3D causando menos impacto negativo ao meio ambiente, contribuindo para a economia e gerando emprego para a sociedade.

Como fazer parte do projeto das impressoras 3D

Para você fazer parte desse projeto, a Sinctronics vai disponibilizar postos para recolhimento de componentes eletrônicos de computador e celular na virada sustentável:

  • Dia 24 a 26 de agosto na Unibes (r. Oscar Freire, 2.500, Sumaré);
  • Dia 26 e 27 no portão 10 do parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana) e no parque Trianon (r. Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César).

Aproveite para conferir, no dia 25, das 8h30 às 12h, a participação da empresa em uma mesa de debate sobre “economia circular” na FGV(r. Itapeva, 474, Bela Vista).

Separe os seus eltrônicos

Comece a separar aquele computador empoeirado que você não usa há anos, ou aquela carcaça de celular quebrado que você nunca mandou para o conserto por que enquanto estão inteiros. Esses e outros equipamentos eletrônicos podem ser usados para as impressoras 3D. Eles não oferecem riscos à saúde. Mas quebrados e expostos ao tempo, podem liberar substâncias tóxicas e poluentes, como chumbo (que pode causar danos ao sistema nervoso), arsênico (em níveis elevados, pode matar), berílio (danos ao pulmão e potencialmente cancerígeno) e mercúrio (prejudicial a rins, ao cérebro e aos fetos), segundo a Agência norte-americana para o Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças (ATSDR).

Oportunidade

Essa é a sua oportunidade de descartar esse material eletrônico estocado e sem uso que pode servir como matéria prima para as impressoras 3D, deixando de poluir o meio ambiente.

Compartilhe esse artigo e colabore com empresas mais sustentáveis!

Obrigado,

Total Votes : 1
Total Votes : 1

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil