Categorias

Gestor estratégico: 6 dicas “mais fora da caixa ainda” para você incluir no planejamento de 2018

Gestor estratégico: 6 dicas “mais fora da caixa ainda” para você incluir no planejamento de 2018

Entramos em dezembro e eu só estou pensando no meu planejamento para 2018. Afinal de contas…. Mais um monte de políticos ladrões sendo condenados e indo presos – pelo menos é o que eu espero… 18 feriados, Copa do Mundo e Eleições… Como diria o “ilustre pensador” MC Bin Laden: “- Tá Tranquilo, Tá favorável”…rs E você, gestor estratégico, já teve tempo para pensar no seu planejamento para 2018?

 

Há aproximadamente 1 mês eu resolvi escrever um artigo com a intenção de dar um “empurrãozinho” para aqueles que ainda precisavam começar a pensar neste tema.

Minhas 5 dicas se focaram em: DESAPEGAR, REALIZAR, AUTOCONHECIMENTO E MINDSET, APRENDIZAGEM CONSTANTE E GERAR O SENTIMENTO DE “UAU” NAS PESSOAS.

 Quem não o leu, vale a pena dar uma olhada! Acesse:

https://www.linkedin.com/pulse/5-dicas-fora-da-caixa-para-o-gestor-estrat%C3%A9gico-incluir-renato-grau/

 

Agora seguem mais 5 dicas fora da caixa para o gestor estratégico incluir no planejamento de 2018:

 

#DICA6 – “PRATIQUE A SERENDIPIDADE”

 Como você sabe que eu sou um cara de tecnologia, provavelmente vai achar que esta palavra, que vem do inglês “Serendipity” – que eu acho MUITO melhor, por sinal, – deve significar algum tipo de malware ou nome de erro do Windows…

Mas o conceito dela é sensacional. E não é para qualquer um entender e menos ainda aceitar.  Mas EU ACREDITO!

Sabe daquela história que “COINCIDÊNCIAS NÃO EXISTEM”? Ou que você estava “NO LUGAR CERTO E NA HORA CERTA”? Ou aquele “INSIGHT” maravilhoso que aconteceu, de repente, e você resolveu um problema de maneira brilhante?

Um dos conceitos de Serendipidade é “Acontecimentos decorrentes do acaso com efeitos felizes e benéficos”.

Acho que ele transmite para quem não conhecia este conceito uma ideia simples do que é.  Mas eu prefiro acreditar numa frase de Louis Pasteur: “- O acaso só favorece uma mente preparada”.

Então, gestor estratégico, prepare a sua mente e dê chances para que aconteçam “coincidências” com você, surpreendentes, felizes e benéficas!

 

 #DICA7 – “VÁ PARA O MAR E NADE COM OS TUBARÕES”

 “Se quer ser tubarão, ande com tubarões. Sardinhas nadam com sardinhas”. Era uma frase famosa sempre dita por Edson Bueno, grande empreendedor e empresário, fundador da Amil. Hoje há o programa de investimento em Start ups, chamado “Shark Tank”. Representa também muito bem este pensamento.

Acredito que esta frase seja muito antiga porque tem o mesmo sentido de “Diga-me com quem andas e te direi quem és”, que constava na Bíblia.

O conceito está claro, não é? Ainda mais em uma Era de mundo conectado, você precisa se relacionar. E quanto maior a qualidade dos seus relacionamentos, maiores retornos você terá, em todos os sentidos.

E minha dica começa com “VÁ PARA O MAR”, porque tem MUITA gente que não sai do seu “cantinho”, do seu esconderijo. Algo parecido com aquele amigo ou amiga que está sozinho há muito tempo e reclama que não arruma companhia. Mas ao mesmo tempo, fica aos sábados à noite, com um pote de sorvete na mão, assistindo séries da Netflix.

 

Você precisa dar chance para se relacionar BEM, para a Serendipidade acontecer e para você colher bons frutos de tudo isto. MAS OS PRIMEIROS PASSOS SÓ VOCÊ PODE DAR!

 

#DICA8 – GESTOR ESTRATÉGICO: “FOQUE”

Desde a faculdade de engenharia, o tal do “Pareto” me persegue, com o princípio que ele descobriu, em que para a maioria dos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

E eu aprendi que isto funciona em quase tudo na vida. E nos casos que você acha que não se aplica, caso aplicasse, teria muito mais resultados!!!

No final das contas, estamos falando de FOCO. Quanto mais focado você estiver, mais rápido e melhor colherá resultados.

Durante muitos anos, assim como a maioria dos empresários, eu quis “vender tudo para todo mundo”. E eu encontrei vários consultores e pessoas de negócios que me diziam que se eu focasse, eu conseguiria ainda mais resultados. E, quanto mais o tempo passa, mais enxergo esta verdade. Agora não só para mim mas principalmente aqueles gestores e empresários que ajudo em trabalhos de mentoria e coaching.

Se você não acredita em mim, que tal acreditar em Beethoven, Einstein, Michael Jordan, Pelé, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Warren Buffett, Steve Jobs, Sam Walton?

 

#DICA9 – ~MANTENHA O EQUILÍBRIO”

O filósofo romano Juvenal foi o primeiro a fazer a relação: “Mente sã, Corpo são”, há mais de 2.000 anos.

Mas estes “seres humaninhos” nunca aprendem, não é?

A população mundial está cada vez mais obesa e menos saudável. “Stress” é uma das palavras mais ouvidas há vários anos. E daí vem a ainda não tão famosa “somatização”, quando seu corpo dá sinais de que está pifando.

Eu realmente amo fazer esportes, principalmente jogar meu futebol. É o meu ponto de equilíbrio, assim como viajar e curtir minha família e amigos. Um cinema é um programa que ajuda muito. A volta à meditação está no meu planejamento para o ano que vem.

Eu não poderia deixar de recomendar que no seu planejamento de 2018, você não esqueça de você, PESSOA. Porque caso você esqueça, e sua mente e seu corpo estiverem em desequilíbrio, nenhum planejamento será realizado na sua plenitude. Então, gestor estratégico, leve isso em conta.

 

DICA#10 – “RECONHEÇA, DÊ E PEÇA FEEDBACKS”

A dica número 3 do artigo anterior falava de autoconhecimento e mindset. Mas vai ajudar muito neste processo você pedir feedbacks para as pessoas. E é importante você envolver tipos de pessoas distintas, para você poder comparar e filtrar o que realmente for relevante. E principalmente sincero.

Na empresa, que é o foco deste artigo, peça para os seus pares, para os superiores, para o “staff”. Sem medo de ouvir a verdade. E é A hora de ouvir. Não debata. Não questione. Não reaja. Apenas absorva.

E este exercício pode ser tornar ainda mais interessante, e ajudar nos seus relacionamentos, se você também der feedbacks e, sempre que possível reconhecer as ações das outras pessoas. Ou então, com toda a transparência e sinceridade possível, fazer críticas construtivas.

 

É um ciclo virtuoso, desde que sincero.

 

DICA#11 – “SEJA O LÍDER DA TRANSFORMAÇÃO”

Eu tenho abordado em muitos artigos o tema “Transformação Digital” das empresas e em outros, a transformação dos profissionais que as sustentam.

Gestor estratégico, sei que não é fácil conseguirmos sair da zona de conforto, menos ainda nos transformarmos e muito menos, sermos líderes neste mundo novo em que estamos vivendo.

Tenho estudado MUITO, absorvido conhecimento das mais diversas fontes, o que me enriquece demais a minha forma de identificar os problemas e propor soluções.

Tenho inclusive começado a fazer exercícios interessantes de futurologia. Longe de usar bolas de cristal, que não combina com minha formação de engenheiro. Mas há tendências que são praticamente inevitáveis. As chances de acontecerem são imensamente maiores do que não.

 

O novo mundo em que viveremos, em poucos anos, de organizações exponenciais, onde as formas e relações de trabalho mudarão radicalmente, precisam de muito mais gente aberta a inovação e transformação. E de verdadeiros líderes que possam disseminá-las.

 

Vamos transformar este mundo, para melhor?

Seja junto comigo, um AGENTE DE INOVAÇÃO e LÍDER DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL!

Espero que tenha ajudado você a pensar mais um pouco fora da caixa, gestor estratégico. Caso tenha alguma dúvida, queira trocar algumas ideias ou ainda, necessite de algum apoio dentro da minha expertise, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

Se você for um empresário ou Gestor de TI, e quer ainda mais ajuda para o planejamento de 2018: clique aqui para baixar o e-book “Como se tornar um Gestor de TI Estratégico”

 

Sobre o autor

Renato Grau
renatograu@innovision.com.br
www.innovision.com.br
Tel: +55 11 2789-9944

 

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil