Gestor de TI: O que eu faria se fosse você, neste começo de ano!

“Se conselho fosse bom, não se dava e sim, vendia”. Não é isto que sempre ouvimos?
Mas você sabe o preço de uma boa consultoria de TI? Muitas eu vendo, mas é claro que, nesse artigo vou fazer diferente e, na intenção de ajudar outros Gestores de TI, como muitas vezes sou, esta vai ser de graça!

Antes de seguir com nosso conteúdo, aproveito a oportunidade para convidar você a fazer parte de um grupo – “Gerente de TI Estratégico” – criado no Linkedin, justamente para discussão de pontos como os abordados neste texto: https://www.linkedin.com/groups/6672629

Tenha atitude!
Ano novo…
Energias renovadas…
Dilma caiu…
Agora que você já voltou ao trabalho, está preparado para um novo ano, correto? Sim ou não? A verdade é que: NÃO IMPORTA!
A água está no seu pescoço e não é mais a água de coco das férias. Então, é a “hora de sair nadando! ”
No final de 2016, escrevi um artigo sobre “pivotar”, você lembra? Nesse texto redigi a respeito de inovação e atitudes. Você precisa acordar e abrir mão dos problemas e optar pelos resultados.
Todo gestor precisa de ATITUDE.
Não pode ser passivo.
Não pode ficar esperando acontecer.
Não pode se encostar em desculpas e justificativas, mesmo que elas existam.
É HORA DE FAZER ACONTECER! SEJA PROATIVO!

Um verdadeiro homem – ou mulher – de negócios
Lá vem você com aquele DNA de “escovador de bits e bytes”, perguntando:
– “Poxa, GRAU, mas eu sou gestor de TI e não estou na empresa para vender nada…”
Primeiro que você já entendeu ERRADO! Ser um homem de negócios não significa ser o CARA DAS VENDAS. Se bem que, talvez ele seja o cara mais importante da sua empresa, e que faça com que seu salário entre em sua conta corrente, todos dias 5 e 20.
“Hello, órfão do Steve Jobs!” Sua empresa é um NEGÓCIO, e se você não ajudar o negócio a dar RESULTADO, JÁ ERA!
Seus “lindos servidores de rede”, de que você tanto gosta, podem não ter energia elétrica por falta de pagamento. Radical, mas você já pensou nisto?
Então, com a atitude que você já resolveu tomar, vá atrás de entender o que vai ser IMPORTANTE para sua empresa neste ano! O que vai trazer RESULTADOS!

Use o cérebro: é hora de queimar os neurônios
Conseguiu as informações e ainda não sabe muito o que elas significam e muito menos o que fazer com elas? Imagino a sua cara, agora…
Agora vamos ver se você é bom mesmo: Se lembre de tudo o que você aprendeu de TI por toda a vida. Pense em cada um dos hardwares e softwares, cujas compras você fez sua diretoria aprovar e estão em produção. Certamente você se arrependeu de alguns deles hoje, mas não vai dar o braço a torcer, não é mesmo? Não precisa me contar…risos.
MAS É HORA DE “QUEIMAR NEURÔNIOS” POR UMA BOA CAUSA!
Você precisa enxergar quais tecnologias podem ajudar a colocar as ações – IMPORTANTES PARA O NEGÓCIO – em prática. De preferência, preservando investimentos que já foram feitos, porque toda a transição tecnológica é cara e demanda energia.
Mais uma “mãozinha”… Quer um exemplo, a partir de uma situação que vivi?
Um cliente meu, da área de serviços de atendimento ao público, com mais de 20 anos de vida, estava com um grande problema de base desatualizada de dados de e-mail e telefone celular dos seus clientes. Por outro lado, o fluxo de clientes em suas unidades era bastante grande. E como a maior parte das pessoas de nosso mundo conectado, chegava nos seus endereços querendo acessar a rede wifi.
OPA! Daí saiu um projeto de “Captive Portal”, que o sinal wireless de internet era liberado mediante a atualização cadastral do cliente. Ótimo, não é?
Com a base de dados atualizada, houve uma economia importante gerada pela diminuição de inadimplência, melhoria da comunicação, além do aumento da satisfação dos clientes.
Sem falar que foi possível para meu cliente fazer ações de marketing através dos recursos da ferramenta.
Agora é com você
Se precisar de uma forcinha, trocar algumas ideias, como sempre, ESTOU NA ÁREA! Poste sua dúvida no blog ou entre em contato comigo por um de meus canais. Será um prazer ajuda-lo!
Se você for um empresário ou Gestor de TI comece identificando se a sua empresa possui problemas como os descritos em nosso guia preparado especialmente para você: – clique aqui para baixar um guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

 

Renato Grau | renatograu@innovision.com.br | www.innovision.com.br | Tel: +55 11 2789-9944

 Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo; Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado; Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá; Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;  Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;  Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil