Categorias

Estrutura profissional de TI? Pra quê? Você não têm um bom ANJO-DA-GUARDA?

VOCÊ ACREDITA EM ANJOS DA GUARDA?

Vou respeitar a crença de cada um.

Mas no Brasil a gente sabe que a maioria das pessoas acredita.

Até nos nossos políticos os brasileiros acreditam…rs

MAS EU ACREDITO EM ANJOS-DA-GUARDA!

E vou falar uma coisa para você: eles não protegem somente as pessoas físicas!!! Eles também protegem as jurídicas!!!

Como empresas são formadas de pessoas, isto faz sentido mesmo, não é?

Vou contar uma historinha…. Uma empresa que durou pouco tempo como meu cliente, o que é raro, porque eu sempre busco perenidade nos relacionamentos…. E que deve ter anjo-da-guarda forte…

A história de um empresário lutador, que se fez sozinho, no meio desta crise toda, por méritos próprios, conhecedor do seu negócio – logística – no meio de toda esta crise está fazendo a empresa crescer! Palmas para ele!!!

Só quem tem um conhecimento profundo do assunto e experiência maior de vida empresarial e empreendedorismo, possui o real conhecimento de que mais difícil que crescer é sustentar o crescimento do seu negócio.

E quais os principais pilares de sustentabilidade de uma empresa? Vou destacar os 6 principais, na minha visão:

  • CONHECIMENTO DO NEGÓCIO – se sua empresa está crescendo, é porque o empresário conhece o que faz;
  • GESTÃO FINANCEIRA E CAIXA – sem dinheiro, planejamento e controle financeiro, as chances de quebrar são grandes;
  • VENDAS – não vou entrar no mérito do assunto, mas sem receitas, que sejam maiores que as despesas, seja qual for o negócio, a vida será curta;
  • PESSOAS – é a hora de esquecer que o empresário tem familiares e amigos como funcionários. Agora ele precisa de gente competente e comprometida para fazer o seu negócio andar;
  • PROCESSOS – Provavelmente o empresário já não tem os melhores profissionais do mercado e ainda cada um faz o que quer? As informações estão nas cabeças das pessoas? Não funciona;
  • TECNOLOGIA – a não ser em casos muito específicos, a maior parte das empresas NÃO SOBREVIVE sem tecnologia. Ou alguém imagina um empresário tocando seu negócio com papel na mão, lápis em uma orelha e telefone na outra, como nos “secos e molhados” de antigamente?

E o que VOCÊ acha? VOCÊ CONCORDA COMIGO? Você acrescentaria algum ou ainda, retiraria algum dos pilares?

FAÇA SEU COMENTÁRIO NESTE BLOG. EU GOSTARIA MUITO DE SABER!

Vamos voltar a historinha do empreendedor que está conseguindo fazer a empresa dele crescer????

Olhando os 6 pilares acima, tenho certeza que ele tem o conhecimento do negócio (1) e está vendendo (3). Não me parece ter uma boa gestão financeira (2) e processos bem definidos (5). Com relação a pessoas (4) e tecnologia (6), bem….

ELE TEM UM BOM ANJO-DA-GUARDA!!!!

E eu acho que foi este anjo que me colocou no caminho dele…Modéstia à parte…. Vou explicar para não parecer que tenho uma soberba que é uma característica de pessoas que eu simplesmente abomino:

Assumimos uma infraestrutura de TI desta empresa, com hardware nas estações em geral de boa qualidade e nos servidores MUITO acima do que o cliente precisava. Firewall da “Santa Efigênia”, cabeamento feito pelo “Seo Zé faz-tudo” e softwares todos “genéricos”. Até os sistemas operacionais – incluindo softwares de virtualização – ilegais e o pior: tudo instalado de maneira errada. Backup de banco de dados Oracle feito com script caseiro de Linux. Obviamente com restauração nunca testada.

O ex-funcionário do provedor de serviços anterior, responsável por toda a TI, foi contratado por 1 mês para fazer a transição, já que não havia nenhuma documentação do ambiente. Estava tudo “nas cabeças” dos terceiros…

Fizemos todos os levantamentos, mapeamos todos os problemas e vulnerabilidades e propusemos soluções com ótima relação entre investimentos e benefícios, além de realizarmos a estabilização inicial nas estações de trabalho resultando em melhoria imediata na produtividade e satisfação dos usuários. O cliente ficou demorando para decidir e nosso receio de algum desastre acontecer nos levou a tomar algumas iniciativas de emergência, entre elas instalar um software de backup profissional, “Trial” com validade de 30 dias, que pudesse trabalhar bem com servidores virtuais e banco de dados Oracle.

E não é que, exatos 5 dias depois da implantação desta solução de backup, recebemos um comunicado da empresa responsável pelo ERP, que o servidor do banco de dados deste cliente, foi invadido e teve parte dele criptografada, com ciência através de um e-mail vindo da India informando o acontecido e solicitando contato para negociarem um resgate (processo que está comum atualmente, infelizmente, e é conhecido como RANSOMWARE)?

NOSSA INICIATIVA CONSEGUIU SALVAR O CLIENTE!!! Aí eu expliquei porque achei que o ANJO-DA-GUARDA deste cliente me colocou no caminho dele…

Bem…Eu comentei no início da historinha que era sobre uma empresa que durou muito pouco como meu cliente…

O final da historinha é que a licença de 30 dias venceu, o cliente achou que o valor era alto, assim como os de outras soluções que propusemos, cancelou o nosso contrato e contratou como “faz-tudo” aquele ex-funcionário do antigo prestador, que já era responsável por aquela “MARAVILHA” de ambiente de TI…

E aí, eu pergunto pra você…

 

Estrutura profissional de TI? Pra quê? Você não têm um bom ANJO-DA-GUARDA?

E já que falamos de um de muitos problemas de TI que acontecem nas empresas, que tal você refletir a respeito do assunto?

– Se quiser uma ajuda, clique aqui para baixar um guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

Obrigado!

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil