Categorias

Entrevista para InfoMauá: Renato Grau conta sobre os desafios do empreendedorismo no Brasil.

Há alguns dias, tive a oportunidade de dar uma entrevista para InfoMauá de Tecnologia sobre meus desafios como empreendedor em mais de 20 anos de mercado. Há alguns dias, tive a oportunidade de dar uma entrevista para InfoMauá de Tecnologia sobre meus desafios como empreendedor em mais de 20 anos de mercado. Foi uma oportunidade incrível para descrever as mudanças nesse cenário, através da minha experiência!

Segue a entrevista para InfoMauá na íntegra:

Renato Grau, ex-aluno do curso de Engenharia Eletrotécnica da Mauá, lidera uma empresa há mais de 20 anos.

A aventura do engenheiro Renato Grau com o empreendedorismo começou muito cedo, ainda na faculdade. “Meu espírito de empreendedor foi descoberto durante o programa de trainee de que fiz parte, numa multinacional alemã. Eu estava na 4.ª série da Mauá. Era meu primeiro trabalho propriamente dito e eu imaginava que uma empresa daquele porte fosse perfeita e tudo funcionasse maravilhosamente. Mas, entre outros fatores, o excesso de burocracia, rigidez no plano de cargos e salários e critérios para ascensão no organograma da empresa frustraram-me”, conta.

Mesmo assim, isso não foi o suficiente para fazê-lo desistir de seu plano. Além de sempre ter gostado de tecnologia, um amigo de seu pai tinha uma empresa de locação de computadores. “Uni o útil ao agradável. Eu conhecia uma pessoa que tinha uma trading nos EUA e exportava partes e peças de computadores para o Brasil. Comecei a montar computadores e vender para a empresa do amigo do meu pai. Assim começou minha vida de empresário. Na época, sem business plan, incubadora, investidores anjos nem mentores. Meu primeiro desafio foi à moda da old school” relembra.

Innovision

E a iniciativa deu certo. Neste ano, sua empresa, Innovision, completou a maioridade. Nos 21 anos de mercado, o principal objetivo da companhia é oferecer soluções inovadoras de tecnologia que agreguem valor ao negócio dos clientes, preservando sempre os conceitos de inovação e visão.

“Ser empreendedor no Brasil é o meu grande desafio diário. É incrível como o país consegue ter tantos empreendedores sem incentivos para essa atividade. Somos todos heróis, ainda mais assistindo a toda a crise política econômica e ética por que estamos passando nos últimos anos”, diz Grau.

O executivo acrescenta que um dos principais aprendizados que teve durante sua graduação na Mauá foi que nada cai do céu. “É preciso muita luta para se alcançar o sucesso. E não podemos desistir. Na Mauá, aprendi a importância da capacidade de superação e de se manter a linha de raciocínio desenvolvida. Outro ponto fundamental foram os amigos feitos por lá, principalmente por ter feito parte da Atlética e participado da equipe de futebol durante todos os anos em que estudei na Mauá”.

Ao longo de sua jornada profissional, Grau também foi um dos fundadores do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), com a missão de abrigar o movimento de governança de criação de um Polo de Tecnologia na região. “Nessa época, eu me aproximei da Mauá novamente e, também de outras entidades de ensino, com o objetivo de buscar alinhar os objetivos entre elas e as empresas do mercado. Pude ver quanto a Mauá evoluiu nesses últimos anos, principalmente no que se refere ao estímulo ao empreendedorismo”, acrescenta.

Próximos anos

Para os próximos anos, o empresário quer potencializar o apoio às empresas, para que aumentem a geração de resultados com a aplicação das tecnologias corretas e transformação digital. E para isso é preciso buscar um equilíbrio entre mente e corpo.

“Aproveito minhas horas vagas para jogar futebol. Dedico um bom tempo ao condicionamento físico. Além disso, gosto muito de frequentar cinema, bons restaurantes em companhia dos amores da minha vida: minha esposa Claudia e minha filha Luiza. E, sempre que possível, viajar!”.

Entrevista para InfoMauá: clique aqui.

Obrigado,

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil