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E se você pudesse ter mais de 90% de seus problemas de TI resolvidos remotamente?

NÃO SERIA BOM DEMAIS, AO DESCOBRIR QUE VOCÊ ESTÁ COM UM DAQUELES “PROBLEMAS CHATOS” NO SEU AMBIENTE DE TI, VOCÊ TER O CONFORTO DE SABER QUE, EM MAIS DE 90% DOS CASOS, ELE SERÁ RESOLVIDO RAPIDAMENTE E, DE MANEIRA REMOTA?

E se eu contar para você que isto hoje, não só é possível, mas é mais comum do que você imagina?

Em primeiro lugar, é importante você entender como isto funciona: os prestadores de serviço de suporte em TI que acompanharam a evolução das tecnologias, adotaram como seu pilar fundamental de negócio um modelo chamado “SERVIÇOS GERENCIADOS”.

Mas…O que são os tais “SERVIÇOS GERENCIADOS”???

A Wikipedia explica: “a definição dos SERVIÇOS GERENCIADOS para a área de TI pode ser dada como o monitoramento ou gerenciamento remoto de hardwares, programas de computador, ou redes que podem estar instalados em estruturas próprias ou hospedado em uma data center de terceiros. Os serviços de monitoramento ou gerenciamento citados tipicamente incluem alertas, gerenciamento de atualizações de sistema operacional ou demais softwares utilizados na empresa, resolução de problemas, prevenção proativa de problemas, realização de manutenção de hardware, execução de backups para segurança de dados, entre outros. ”

E ainda complementa:O fornecedor de serviços gerenciados acaba então assumindo a responsabilidade por evitar o tempo ocioso de ativos de tecnologia e melhorar o desempenho da TI como um todo, facilitando a experiência dos usuários nas operações da empresa. ”

Nos EUA, segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela CompTIA, chamada “Fourth Annual Trends in Managed Services Study”, mais de 67% das empresas entrevistada declararam estar utilizando – ou ter utilizado no último ano – algum serviço/produto fornecido por Provedores de Serviços Gerenciados (MSPs).

E 3 em cada 10 destas empresas já confiavam totalmente suas estruturas de TI a MSPs!

Logicamente, depois de sabermos dos dados do mercado norte-americano, vem a pergunta: E no Brasil?

Ainda não há dados de pesquisa mais amplos, mas o que vemos é um crescimento grande de empresas que adotam esta tecnologia, se não integralmente, pelo menos para alguns temas, como serviços de e-mails.

São poucas as empresas de hoje que mantém em sua estrutura interna, servidores de e-mails dedicados. A maior parte já foi para nuvem, utilizando este conceito de MSPs.

Os líderes de mercado para este assunto são Microsoft e o Google, representados pelos seus parceiros e canais.

De uma maneira resumida, a estrutura tecnológica das empresas pode ser MUITO simplificada atualmente.

Na maior parte dos casos podemos adotar como estrutura de TI de uma empresa apenas dispositivos (notebooks, PCs, mini-PCs, tablets e smartphones) conectados via rede sem fio a internet e o restante na nuvem: PABX, arquivos, sistemas, segurança e tudo mais.

INCRÍVEL NÃO? E pouca gente ainda tem esta visão de que isto normalmente tem a melhor relação entre investimentos e benefícios.

Até porque os investimentos são reduzidos a quase ZERO, substituídos por parcelas mensais da “TI como SERVIÇO”.

E por que no Brasil não há maior utilização deste modelo de gerenciamento?

Entendo que a maior razão é cultural. O povo brasileiro, em geral, é meio acomodado. Com isto vem um medo do novo.

O usuário de TI acha que seu problema só vai ser resolvido se ele conseguir “pegar o menino de TI pelo braço” até que ele busque uma solução na frente dele, independente do que ele faça ou quanto tempo demore.

Há uma falsa sensação de que o problema está sendo resolvido de maneira mais eficiente e efetiva.

A verdade é que há ainda muitos prestadores de serviço que trabalham no modelo antigo e são mais acomodados que os usuários das empresas que atendem…

Ainda neste aspecto cultural, os brasileiros gostam de “calor humano”, de contato com as pessoas: gostam de criar amizade com aquele técnico como se ele fosse seu amigo do clube e não um representante de uma empresa, que tem um CNPJ e está atendendo outro CNPJ.

Muitas vezes o colaborador da empresa não tem noção de como está prejudicando sua empresa com este tipo de postura.

Quantos desentendimentos com usuários já não enfrentei nestes mais de 20 anos atendendo empresas de todos os portes, seja porque estava entrando com equipe nova substituindo o antigo prestador, e seus funcionários, seja porque tinha que substituir algum técnico de minha equipe cuja performance estava muito ruim?

Mudar a cultura antiga e quebrar paradigmas não são missões fáceis.

Mas da nossa parte, com muita paciência e EMBASAMENTO, apertando a “tecla SAP do INFORMATIQUÊS” para nossos clientes, sempre chegamos lá.

 

E A SUA EMPRESA?
QUE TIPO DE SUPORTE TÉCNICO ELA TEM?
QUAIS AS “DORES DE TI” QUE VOCÊ ENFRENTA NELA?

Faça seus comentários neste blog. Gostaria muito de Saber!

QUER SABER MAIS SOBRE “SERVIÇOS GERENCIADOS”? Clique aqui e fale com meus consultores.

E já que falamos de um de muitos problemas de TI que acontecem nas empresas, que tal você refletir a respeito do assunto?

– Se quiser uma ajuda, clique aqui para baixar um guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

Obrigado!

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