Categorias

Computadores antigos consomem 1 semana de trabalho por ano

Computadores antigos consomem 1 semana de trabalho por ano

homem-segura-computador-com-raiva-1311356912736_956x500

 

Já comentei várias vezes em artigos do blog sobre os benefícios que o investimento em TI traz para a empresa contratante, porém nunca havia citado sobre o que acontece com quem segue o lado oposto dessa história.

Existem aqueles empresários que preferem continuar mantendo computadores e outras máquinas antigas em sua organização. Como o velho ditado já diz: “Toda ação sofre uma reação”, nesse caso a empresa vai sofrer, e muito. Segundo uma pesquisa da Intel e da Techaisle, o uso de computadores antigos atrasa o desempenho dos funcionários em uma média de pelo menos 1 semana de trabalho, ou 42 horas, ao ano por conta do corte de gastos em TI.

O problema está na resistência dos empresários apenas pensarem na possibilidade de trocar seus PC’s quando verem que o custo da manutenção das máquinas velhas forem equivalentes com o investimento de máquinas novas. Tem empresas que insistem em manter os equipamentos antigos mesmo já tendo sido vítimas de malwares, vírus e perda de dados importantes! O que eles não sabem é que manutenção das máquinas velhas sai muito mais cara que a aquisição de PC’s novos.

Os motivos são claros:

-Visitas constantes ao técnico

A manutenção vai se tornando cada vez mais frequente, principalmente após os 4 anos de uso da máquina

-Cada PC tem seu custo (e não é barato)

Nós sabemos que um novo computador é um investimento considerável, principalmente se for comprado em larga escala.

-O gasto com a manutenção vale por 2 PC’s

Exatamente! A manutenção constante de 1 computador pode ser equivalente a quase 2 computadores novos.

-O Windows XP vai “desaparecer”

A Microsoft já informou que vai encerrar o suporte para a plataforma do Windows XP. Portanto quem ainda manter a plataforma terá nada mais nada menos que um computador “zumbi”. E lá vamos nós ter mais gastos em adquirir um sistema atual e ORIGINAL (não vale comprar um sistema pirata, dispenso os motivos que são óbvios).

Além desses motivos, deve-se lembrar que seus funcionários não são como essas máquinas “zumbis”. Eles simplesmente ficam impedidos de continuar a produtividade da empresa por conta de todos esses problemas, além de ficarem bastante insatisfeitos com tal situação constante.

Não há desculpas quando se trata de segurança. Se a empresa não quiser investir em um sistema de TI bom, pelo menos renove a frota de máquinas. Os custos de hardware devem baixar com a terceirização,  a gestão e manutenção do servidor. “Você pode acabar comprando equipamentos mais baratos, como netbooks em vez de laptops” disse Jeffrey Breen, CTO do Yankee Group.

Uma outra opção é a abundância de aplicações prontas para migrar para a nuvem podendo economizar dinheiro. O mais óbvio é o e-mail. O Google reuniu alguns números interessantes sobre a terceirização de e-mail. Um estudo do Yankee Group argumenta uma economia de cerca de US $ 70.000 por ano a partir de e-mail e mensagens para uma solução baseada em nuvem como o Google. Comparado a hospedagem Microsoft Exchange de e-mail de classe empresarial, o Google oferece o mesmo conjunto de recursos de câmbio a um preço muito mais baixo. Ainda segundo Breen: “À medida que sua organização move mais serviços para a nuvem, você tem a oportunidade de olhar para outras economias de custos”. Mas a computação em nuvem tem suas desvantagens, especialmente em termos de segurança e conformidade, mas Breen acredita que os provedores de terceiros irão resolver estes problemas com a evolução do espaço.

A contratação de uma empresa de TI ainda é a melhor opção. Além de fazer um planejamento completo conforme o perfil da empresa, previne problemas com antecedência e evita que pessoas sem conhecimento aprofundado na área se aventurem tentando achar uma “solução” para os problemas. Algumas empresas já estão tendo um olhar mais atento a uma série de “tarefas manuais” e encontrando mais espaço para automação em toda a empresa.

Para saber mais dicas, curiosidades e informações sobre o mundo tecnológico e empresarial, acompanhe nossa página no Facebook e nosso grupo do Linkedin.

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil