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Como montar uma estrutura de TI simples e eficiente

 

Hoje vou dar a receita básica para você montar uma estrutura de TI simples e eficiente na sua empresa.

E a receita serve tanto para você que está começando uma empresa do zero como também para aqueles que já tem uma estrutura de TI, inclusive daquele tipo que provoca mais arrepios do que o som do giz riscando a lousa…

No artigo “Estruturação da TI: se não souber onde estou, não saberei para onde ir”, você encontra exemplos básicos sobre e importância de uma boa Estrutura de TI e como identificar problemas e solucioná-los. Se você ainda não leu, vale a pena conferir.

Na minha visão, a tecnologia que mais funciona é aquela que agrega valor para o seu negócio – não vou entrar em aspectos muito técnicos e ficar “escovando bits e bytes”, que os “especialistas em TI” adoram fazer.

Antes de seguir com nosso conteúdo, aproveito a oportunidade para convidar os gestores de TI a fazerem parte de um grupo criado no Linkedin justamente para discussão de pontos como os abordados neste texto: Como montar uma estrutura de TI Simples e Eficiente, clique aqui.

E, item a item, vamos relacionar os ingredientes da receita:

A REDE

Se você é o leitor que já pensou em um local para deitar na varanda da casa de praia, talvez este artigo não seja para você…rs.

Vou tentar não ser muito técnico, mas talvez não consiga, neste momento, voltar para o “BE-A-B” de TI. Se você tiver pouco conhecimento técnico e precisando de informações neste nível, ou for um empresário/gestor que nem quer saber o que é TI, entre em contato que buscarei lhe ajudar de alguma outra forma.

Voltando ao foco da rede, na maior parte dos casos, em ambiente “Office”, você não precisa mais utilizar uma estrutura com rede cabeada. Incrível né?

Pode adotar soluções wireless! Aliás, há equipamentos com custo reduzido e performance corporativa. Mas não é porque estou falando isto que você deve sair correndo para comprar um roteador/antena de R$ 200 no “Extra”. Certamente, depois, você vai reclamar que sua rede está lenta.

Se o caso da sua empresa for uma rede cabeada existente, mas fora do padrão, talvez ainda com pequenos hubs e switches espalhados, são grandes as chances de valer a pena desativá-la ou configurá-la como secundária, talvez para uma aplicação específica. Telefonia talvez…

Para soluções wireless, além das antenas, não se esqueça que você vai precisar também de placas de rede wireless para seus computadores existentes, principalmente desktops que podem não possuir este recurso de fábrica. Os notebooks e tablets normalmente já possuem.

A INTERNET

A sua rede interna precisa de comunicar com a rede mundial de computadores. Em nosso país, ainda não temos links de internet bons e baratos como na Coreia do Sul, mas já melhoramos muito. E uma nova e eficiente estrutura de TI dependerá de um bom link de internet.

E qual é o melhor link? A resposta é: aquele que estiver disponível no seu endereço, com a maior banda – de preferência com a maior “garantia de qualidade” – e menor custo. Isto depende demais da região em que sua empresa se encontra.

Você vai precisar de um roteador para se conectar, mas ele normalmente é fornecido sem custo adicional pela operadora do link que você irá contratar.

AS ESTAÇÕES DE TRABALHO

Em primeiro lugar, cada vez mais você irá ouvir a palavra dispositivos (“devices”) como referência dos equipamentos que você irá utilizar como estações de trabalho.

Quase todos os dispositivos do mercado têm processador, memória, espaço de armazenamento, teclado, vídeo, mouse/touchpad mas eles podem vir com a “cara” de um desktop, notebook, thin-client, mini-PC, tablet, smartphone e variações deles. Com sistemas operacionais Windows, iOS ou Linux. Para quem não conhece é bem confuso.

E, você buscando uma “luz” vai me perguntar…Qual é o melhor? Eu digo: depende MUITO do que você precisa fazer com ele. Antes de adquirir os seus dispositivos, procure explorar ao máximo como vai precisar usá-los, principalmente em relação aos aplicativos que irão rodar neles. Não saia comprando por impulso. Na internet tem muita informação; invista tempo em buscá-la.

Saiba que os equipamentos à venda no varejo foram construídos para utilização doméstica e não corporativa. Isto não quer dizer que você não possa usá-los na sua empresa, mas saiba que tipo de garantia, versão de softwares, durabilidade e performance serão outras.

IMPRESSORAS

Cada vez mais o mundo é mais digital e menos de papel. Mas, ainda precisamos de algumas impressões.

Pensando em fazer um pouco do processo inverso – “digitalizar papéis e documentos” -, considere adquirir uma multifuncional, que tenha função de scanner, além de se comunicar com a rede (cabeada ou wifi – atenção!). As tecnologias com melhor relação investimento-benefício ainda são jatos de tinta e laser.

TELEFONE/VOZ

Sem dúvidas você já tem o seu smartphone/celular e ele pode ser o suficiente para o que você necessita na empresa. Principalmente porque além das ligações pela operadora com que você tem contrato, é cada vez maior a utilização de aplicativos como Whatsapp, Messenger, Facetime ou Skype com esta finalidade.

Mas se o seu negócio depender muito do sistema de comunicação tradicional, vale a pena ainda analisar soluções de PABX. Mas avalie se as soluções de PABX IP Virtual lhe atendem. Em princípio só não vão funcionar se a localidade da sua empresa não tiver um bom link de internet. Você ganha um ramal virtual que funciona no seu próprio celular e ainda economiza com equipamentos e infraestrutura.

Se você quiser ir um pouco além, comece a pesquisar pelo conceito de comunicação unificada, que integra voz, vídeo, dados, chats, e-mails, entre outros recursos; é o caminho sem volta. Até a nova versão do Microsoft Office já tem tudo isto, já com PABX incluso. Ainda não funciona no Brasil, mas certamente vai funcionar.

APLICATIVOS OFFICE

Editor de textos, planilhas, softwares para apresentações? Não quer errar? Contrate como serviço o pacote referência do mercado, da Microsoft, compatível com tudo e com a melhor usabilidade possível: Office 365. Se você quiser arriscar, ainda pode tentar a solução da Google ou outras sem custo, como “Open Office” e “Libre Office”. Só cuidado com a velha frase: “o barato sai caro…”

E-MAILS E HOSPEDAGEM DO DOMÍNIO

Use alguma solução de e-mails hospedados na nuvem. São muitas opções, inclusive com pacotes que incluem hospedagem de site e domínio (www.suaempresa.com.br).

Se você não precisa de e-mails com domínio próprio (@suaempresa.com.br), pode usar os gratuitos como Hotmail.com ou gmail.com. Se precisar, tenha sempre também estes serviços configurados como alternativa de serviços backups. São sempre úteis!

Vale lembrar que soluções de comunicação unificada integradas ao pacote Office, como o Microsoft Office365, já incluem e-mails e hospedagem de sites. Pode ficar apenas a hospedagem do domínio em outro serviço externo, com custo insignificante. Confesso que não entendo porque a Microsoft, já que citamos o Office, parou de oferecer este recurso incluído…

ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS – E SEUS BACKUPS

Nesta altura do artigo, você já pode imaginar que minha sugestão é enviar tudo para a nuvem, correto?

Pois é… Acertou!!! rs

E há várias alternativas para armazenamento de seus arquivos:

·        Se você tem uma empresa muito enxuta, pode estruturar seus arquivos em algum disco virtual, como Microsoft Onedrive, Google Drive ou semelhantes. Inclusive com backups inclusos;

·        Para empresas que tem servidor de arquivos, com maiores recursos técnicos e de segurança, é possível dispor da mesma estrutura na nuvem. Ou ainda uma estrutura diferente que entregue exatamente o mesmo. Um ponto de atenção: você vai achar várias ofertas muito caras neste sentido. Mas há outras com custo MUITO reduzido e grande qualidade. Pesquise!

Quanto a backups, seja dos seus arquivos, seja de outras aplicações e dados, regra geral você pode usar também tudo na nuvem e de maneira automatizada.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Tema IMPORTANTÍSSIMO!!! E talvez o mais difícil de ser tratado, visto que há muitas ofertas de soluções que aparentemente protegem a sua empresa. Mas apenas aparentemente. Você precisará tratar dos seguintes temas:

o  Antivirus (dispositivos e servidores)

o  Antimalware (dispositivos e servidores)

o  Antispam

o  Firewall (proteção da sua rede)

o  VPN (proteção da conexão segura através da internet)

o  Acessos físicos (portas USB, drives, mídias)

o  Permissões lógicas (pastas, aplicativos, acessos lógicos)

o  Wifi/Wireless

o  Biometria

o  Criptografia

Se você simplificar o seu ambiente de TI, você pode também simplificar a segurança da informação da sua empresa. Na nuvem, em muitas vezes, você já pode contar com a segurança dos datacenters no seu ambiente de missão e conexões. Para os seus dispositivos, uma solução de software completa, normalmente conhecida pelo nome original em inglês: “endpoint security”, que vários fabricantes oferecem, como Symantec e TrendMicro, pode resolver seu problema. Já vai ajudar muito!

SISTEMAS DE GESTÃO E APLICATIVOS DE NEGÓCIOS

Posso ir direto ao assunto? Tente, de todas as maneiras, buscar uma solução que já funcione nativamente pela internet. Se não conseguir, me contate para ajudar a quebrar a cabeça e achar uma solução para o seu caso. Porque cada caso é específico e depende de vários fatores.

Acho que cobri todos os temas principais de infraestrutura de tecnologia de uma empresa. Mas se faltou alguma coisa, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

Se você ainda tiver muitos problemas de TI na sua empresa e quiser refletir um pouco a respeito: clique aqui para baixar um guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

renato-grau-innovision

 

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

 

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

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