Categorias

CIOs: porque os CEOs não confiam em vocês para serem os líderes digitais?

Vocês, que são CIOs ou gestor de TI, sabia que, de acordo com Gartner:

– 80% dos CEOs têm iniciativas de modelos de negócios digitais, mas somente 70% deles têm um líder digital e, destes, apenas 20% deles são CIOs;

– Apenas 40% dos CEOs, acreditam que seus CIOs têm habilidades para serem os líderes digitais;

Apenas 10% dos CEOS mencionam o CIO como fonte primária de informação.

 

Ou seja, os CEOs são os líderes de transformação digital, enquanto os CIOs continuam sendo os responsáveis da TI tradicional

E, para confirmar a importância deste assunto, a partir de uma pesquisa da pwc de 2016, tecnologia e gestão de riscos são os temas em que os CEOs tem mais realizado mudanças significativas, com o intuito de atender as expectativas dos stakeholders: 51% em nível mundial e 35% em nível Brasil.

O assunto tecnologia está “fervendo”, estando já no topo da escala de prioridades das empresas, o que deveria deixar os gestores de tecnologia muito motivados. Mas eles estão sendo colocados “pra escanteio”…

CIOs/Gestores de TI: SERÁ QUE OS CEOs ESTÃO CERTOS?

Em primeiro lugar, se queremos buscar soluções, precisarmos identificar os problemas e mapear as causas.
Por que será que o principal executivo da empresa não confia no responsável de tecnologia para ser o líder digital, se em tese, é esta a expertise dele?

Eu sei o porquê.

Porque o líder digital que a empresa precisa, em nossa Era Digital, não pode ser o escovador de bits e bytes. O líder digital não é o cara que tem mais de 50 certificados técnicos dos fabricantes e se posiciona como “dono da casinha de TI”, que quer toda uma estrutura operacional interna e abaixo dele.

Não estamos mais falando de tecnologia como aquilo que envolve hardwares e softwares. Isto é ainda é importante, mas como OPERACIONAL.

 

TECNOLOGIA DAQUI PRA FRENTE DEVE SER ESTRATÉGICA.

Estamos falando de tecnologia não mais como FIM e sim como MEIO. E meio do que?

 

TECNOLOGIA – HOJE – É O MEIO PARA GERAR RESULTADOS PARA OS NEGÓCIOS.

Eu venho batendo nesta tecla já há algum tempo… Que o gestor de TI deve ser tornar estratégico. Quer assistir meu webinar com este tema e saber mais como penso e, mais do que isto, ter “insights” para você evoluir? Clique aqui.

Um dos pontos que abordo nas sessões de coaching e mentoria que faço com CIOs e gestores de TI é o de entender como é o organograma da empresa em que ele trabalha. Para quem ele responde. Como é composto o comitê gestor (“Board”) da empresa. Se ele participa de algum outro comitê. O relacionamento dele com os pares. O conhecimento das outras áreas e dos pilares do negócio que ele faz parte. E, por último, a visão dele de futuro e a real importância que ele parece ter para a organização.

O que acontece, em muitos casos

Em muitos casos, acontece o que eu não gostaria que acontecesse, de o CEO ter toda a razão para assumir a postura de líder digital da organização. De não confiar esta missão ESTRATÉGICA para um CIO que precisa de um UPGRADE.

Bem… As causas estão mais do que claras, não é? O Gestor de TI não compõe o Board e muitas vezes responde para o financeiro da empresa, que trata tecnologia como despesas e não investimento. Ele não participa do planejamento estratégico e nem ao menos tem acesso a ele. Ele se preocupa demais com o operacional e não consegue ser – ou nem menos – parecer alguém estratégico, do tipo “C-Level”, que irá ajudar a empresa a ter melhores resultados no seu negócio.

 

EUREKA! Parece que pelo menos uma boa parte dos CEOs está certa e precisa de um novo perfil de CIOs! Será que você que está lendo este meu artigo será um deles?

Vou fazer você refletir um pouco mais sobre este assunto, lembrando as 10 qualidades/talentos que serão mais procuradas nos profissionais até 2020, que descrevi no meu último artigo:

1)     Capacidade de resolver problemas complexos

2)     Raciocínio crítico

3)     Criatividade

4)     Gestão de pessoas

5)     Coordenação com outros

6)     Inteligência emocional

7)     Capacidade de julgar e tomar decisão

8)     Orientação a serviços

9)     Negociação

10)   Flexibilidade Cognitiva

Acho que você tem um bom material pra reflexão, não é?

 

Espero que tenha ajudado você a pensar um pouco fora da caixa. Caso tenha alguma dúvida, queira trocar algumas ideias ou ainda, necessite de algum apoio dentro da minha expertise, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato com minha equipe de especialistas que será um prazer ajudá-lo.

Se você for um empresário ou Gestor de TI, comece identificando se a sua empresa possui problemas como os descritos em nosso guia preparado especialmente para você: clique aqui para baixar um guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

 

Total Votes : 5

Total Votes : 4
 

 

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

 

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo;

Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado;

Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá;

Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente;

Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região;

Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil