Categorias

Até o Messi precisa de um técnico. Mas tem Gestor de TI que acha que pode resolver tudo sozinho…

Você já parou para pensar que até os maiores craques do mundo precisam de técnicos?

 

Vamos citar alguns:

  • Messi no futebol,
  • Tiger Woods no golfe
  • Federer e Djokovic no tênis
  • Usain Bolt no Atletismo
  • Michael Phelps na natação
  • LeBron James no basquete
  • A lista é interminável!

 

PS: Só não estou usando exemplos nacionais porque não estamos em dias bons no nosso amado país…

 

E por acaso alguém se arrisca a dizer que os técnicos destes craques são – ou foram – melhores do que eles??? Certamente a resposta é NÃO.

 

Mas então POR QUE ELES PRECISAM DE TÉCNICOS????

 

A resposta é: Porque Eles precisam de alguém de fora olhando e dizendo o que está certo e o que precisa ser melhorado!!!!

 

Vamos agora pensar um exemplo totalmente diferente. A começar por ser do lado oposto do mundo: as artes marciais orientais. Este é ainda mais radical!

 

Todos os ensinamentos vêm a partir dos mestres. E o respeito e humildade que existem para com aqueles detentores do conhecimento são as bases de para as “faixas-pretas”.

 

Trazendo os exemplos para o nosso dia, vem a pergunta que não quer calar:  “POR QUE AINDA EXISTEM GESTORES DE TI QUE PENSAM QUE PODEM FAZER TUDO SOZINHOS???””

 

O objetivo deste texto é elencar algumas razões que estão impedindo estes GESTORES DE TI de serem realmente ESTRATÉGICOS, ao abrirem mão de um “TÉCNICO” que possa ajudá-los a evoluírem e levarem suas empresas a terem um maior resultado, principalmente financeiro.

 

VAMOS AOS PONTOS:

 

  • FALTA DE ATUALIZAÇÃO

O mundo mudou. E o “mundo tecnológico” muda muito mais, em intervalores muito menores, de meses. A responsabilidade da falta de atualização é inteiramente do profissional. Muitas vezes um estudo aprofundado de informações disponíveis na internet pode funcionar tão bem quanto um MBA. E a falta de atualização não é só tecnica! É preciso desenvolver outras competências…Liderança, gestão, relacionamento, raciocínio lógico, entre tantas outras necessárias para o profissional da atualidade.

  • MEDO DE DEMISSÃO

É incrível, mas em mais de 20 anos de trabalho com empresas dos mais variados portes, me deparei com muitos profissionais que não buscam apoio externo de especialistas porque têm medo de serem expostos perante às diretorias de suas empresas em possíveis fragilidades e mais do que isto, temerem perder seus empregos. Mal eles sabem que poderiam estar muito melhores profissionalmente com uma nova postura. E o pior, que o risco deles terem sua carreira profissional interrompida nestas empresas é muito maior.

  • “DONO DA RAZÃO”

E não é que tem gestor de TI que simplesmente acha que sabe de tudo e não precisa de ninguém? Isto tem a ver, na maior parte dos casos, com a personalidade do gestor. É por isto que o trabalho de apoio de um profissional de Recursos Humanos, seja para o profissional “abrir sua mente”, seja pra empresa poder escolher um profissional com “mais mente aberta” para gestão de sua TI, é imprescindível.

  • INSOURCING – TUDO “DENTRO DE CASA”

Em tempos de tecnologias de nuvem, de uma quantidade enorme de especialistas de soluções disponíveis a “um clique” de distância, há gestores que querem ter toda uma estrutura de hardware, software e recursos humanos interna. Um exemplo simples: como comparar a estrutura de um datacenter que oferece uma hospedagem de servidores (físicos ou virtuais, dedicados ou compartilhados, pagos pelo uso ou não), com a estrutura de um “datacenter” interno? Em mais de 90% dos casos, para o mercado de pequenas e médias empresas, não dá para comparar. E o suporte técnico feito por uma empresa especialista que presta serviços gerenciados, contra o atendimento “deu pau-chamou” da equipe técnica interna?

  • DIA DE 24h NÃO SER SUFICIENTE

E há muitos gestores para os quais um dia de 24h não é suficiente. E olhem que muitos ainda usam as horas de sono, de lazer, da família para o trabalho…Este é o perfil de gestor que de gestão não entende “bulhufas”! O “cara” não consegue fazer nem a gestão do próprio tempo…Imagine a gestão de um departamento de TI de uma empresa??? Este precisa de um “SOS Técnico” URGENTE!!!! Se inventarem um pronto-socorro pra esta finalidade, que preparem a carteirinha do convênio médico…

  • DESCONHECIMENTO DO NEGÓCIO

E não me venham os gestores de TI dizerem que conhecem o negócio da empresa que trabalham porque sabem o que ela produz, os serviços que presta, os produtos que vendem. Quando digo CONHECER O NEGÓCIO significa saber quais são os pontos críticos da empresa. O que não pode parar. O que é fundamental pra trazer mais receitas pra empresa. Com base nesta informação e o domínio das tecnologias disponíveis no mercado, os gestores irão agregar valor às suas empresas aplicando as melhores tecnologias de acordo com as reais necessidades!

  • SER “ÍNDIO” E NÃO “CACIQUE”

A realidade é que todos nascemos “ÍNDIOS”. Ninguém nasce “CACIQUE”. E a tribo sempre tem apenas um “CACIQUE” para muitos “ÍNDIOS”. E no mundo de gestão, em especial de TI que é o nosso objetivo por aqui, há sempre oportunidades de desenvolvimento. Mas pra isto o profissional vai precisar de um ou mais técnicos que mostrem o caminho correto, de como alcançarem os objetivos usando atalhos. Aprendendo com os erros dos outros, o que é muito menos doloroso.

 

Como última mensagem, gostaria de provocar os gestores de TI a pararem alguns momentos para uma profunda reflexão. E, com conhecimento de causa, é impossível conseguirem chegar a algum resultado caso não se afastem um pouco do dia-a-dia complicado que a área de TI normalmente nos impõe. Mas, parafraseando Einstein, “loucos são aqueles que querem chegar a um resultado diferente fazendo todos os dias as mesmas coisas”.

 

 Não seja louco. FAÇA DIFERENTE!

Faça um UPGRADE e ENTENDA a realidade do mundo atual. Antes que seu chefe tome esta iniciativa por você.

Obrigado!

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil