Categorias

As 5 características de um Gestor de TI de SUCESSO

NÃO! Não existe fórmula mágica para o sucesso!

Pelo menos “mágica” não.

Mas existem SIM caminhos menos difíceis para você chegar onde pretende.

E hoje eu vou descrever as 5 características que, na minha opinião, são as mais importantes para que um Gestor de TI tenha sucesso em sua carreira profissional.

Antes de seguir com nosso conteúdo, aproveito a oportunidade para convidar os gestores de TI a fazerem parte de um grupo criado no Linkedin justamente para discussão de pontos como os abordados neste texto: As 5 características de um Gestor de TI de Sucesso, clique aqui.

SE MANTER SEMPRE INFORMADO

Estamos falando da carreira de TI, mas tecnologia de quê? INFORMAÇÃO!

Em que Era estamos? Era da INFORMAÇÃO!

O Gestor de TI deve ser o cara mais INFORMADO da empresa.

E para, além de informado, ele estar atualizado, ele vai ter mais dificuldades do que todos os outros gestores da empresa.

E por quê?

A área de TI é dinâmica demais. As tecnologias evoluem tão rapidamente que fica difícil até para os profissionais da área acompanharem.

Por outro lado, há um ponto a favor dos profissionais de TI: o volume de informações e facilidade de acesso a elas é tão grande que você pode se atualizar onde, quando e como quiser.

Se você está lendo este meu artigo é porque sabe disto, não é? rs

Ainda neste tema…. Você já sabe que, se quiser ser um GESTOR DE TI DE SUCESSO, não pode ficar apenas nos conhecimentos técnicos, certo?

E nem apenas nos conhecimentos gerenciais…

Você precisa conhecer o NEGÓCIO da sua EMPRESA!

Você precisa poder argumentar com o Gestor Comercial, do RH, de Operações, do Financeiro…. Com a diretoria…. Com os clientes e fornecedores da empresa…

PARECE DIFÍCIL?

É sim, mas se você quiser se destacar na sua área e empresa, este é o caminho!

TER BONS OUVIDOS

Você certamente já ouviu aquela frase:”Deus lhe deu 2 ouvidos e 1 boca porque você deve escutar mais e falar menos”.

Eu ADORO estas frases que são repetidas por gerações.

E sabe por que?

Porque elas normalmente têm algo a ensinar.

Aprenda a ouvir os colegas de trabalho, os fornecedores e os clientes. Mas ouvir com sinceridade e não fingir que está ouvindo enquanto você está lembrando de quem foi eliminado do “Big Brother” na noite anterior.

Ouça olhando nos olhos da pessoa.

Ouça com o coração!

Vá almoçar com a pessoa e deixe o celular no silencioso.

Faça a outra pessoa se sentir especial.

Você vai se surpreender com os resultados!

Além de aprender muito, absorvendo ainda mais INFORMAÇÃO, você vai conquistar as pessoas, que criarão – ou aumentarão – um vínculo de relacionamento com você. E sozinho não se chega a lugar nenhum. Muito menos ao sucesso!

CAPACIDADE DE SE RELACIONAR

E já que citei que ouvir as pessoas ajudará a aumentar o vínculo com elas, vamos abordar outra característica fundamental para os gestores de TI de sucesso: a capacidade de se relacionar com os outros, estabelecendo a maior rede de contatos possível.

Talvez você seja um dos caras que vai reagir: “Mas Grau…Eu sou um cara de TI! Sou técnico! Sou fã do “Sheldon Cooper do seriado Big Bang Theory”! Se fosse para eu ficar me relacionando com as pessoas, eu iria para área comercial!

Meu amigo…. Até entendo que seu DNA contenha estes genes, mas…. Se você quiser se diferenciar profissionalmente, terá que aprimorar este lado.

Vivemos em sociedade!

E agora tem mais um mundo para se preocupar em se relacionar: o mundo virtual. Você precisa cuidar das suas redes sociais, pessoais e profissionais. Até porque ambas se cruzam muitas vezes.

Você não precisa ser o orador da turma e nem o palhaço da festa da empresa para conquistar as pessoas. Muito pelo contrário! Seja você mesmo!

CONHECIMENTO DO NEGÓCIO

Aqui estou eu novamente fazendo meus leitores pensarem “fora da caixa”…

Qual a relação entre o sucesso do gestor de TI e o conhecimento do negócio da empresa em que ele trabalha?

Resposta do Engenheiro Renato Grau: DIRETAMENTE PROPORCIONAL!!!!

Esta importante dica não vale apenas para os gestores de TI. Vale para os gestores de todas as áreas. Abordei esse assunto em meu artigo “ O novo papel do Gerente de TI nas empresas”!

Como o gestor vai aplicar todo seu conhecimento em prol da empresa, se ele não sabe o que é mais importante, o que traz mais resultados? Se não tem a visão do todo?

É assim que muitas empresas desperdiçam recursos humanos, financeiros e tecnológicos, aplicando-os de maneira errada e gerando resultados negativos.

Lembro de um cliente, importante referência na área de arquitetura, que há alguns anos contratou um executivo estrangeiro para revolucionar a empresa. Ele tinha um currículo invejável, mas não conhecia o segmento e nem conseguiu entende-lo. Quase quebrou a empresa!

SEJA ESTRATÉGICO

Você sabe, de maneira bem clara, as diferenças entre ESTRATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL?

Se tem alguma dúvida, revise os seus conceitos.

Um GESTOR DE TI DE SUCESSO só trabalha nas camadas estratégica e tática. NUNCA na operacional.

E aí vem as objeções dos GESTORES DE TI “BOMBEIROS”:

“ – Mas eu não tenho tempo…”

“ – A diretoria não aprova orçamentos maiores…”

“ – As coisas aqui na empresa sempre foram assim…”

“ – Eu tenho tudo na minha cabeça! ”

“ – Eu estou há mais de 10 anos neste negócio e não preciso de ajuda de ninguém…”

‘ – Meu diretor quer me ver colocando a mão na massa…”

“ – Se eu não me envolver em tarefas operacionais, minha diretoria vai pensar que não trabalho…”

“ – Blá, blá, blá, blá, blá…”

Para maior reflexão sobre o assunto, confira meu artigo “ 7 razões porque seu CEO não considera você um Gestor de TI Estratégico”.

ATENÇÃO: Existe uma ENORME diferença entre ser um GESTOR ESTRATÉGICO e ser um “Horácio” – aquele personagem dos quadrinhos, dinossauro de braços curtos!

 Se você acha que ser estratégico é trabalhar menos, esqueça!

Um GESTOR DE TI DE SUCESSO vai trabalhar MUITO MAIS! Mas usando o cérebro e não os braços!

E os RESULTADOS, seja para a empresa, seja profissionalmente, APARECERÃO MUITO MAIS!

Espero que tenha ajudado você a refletir um pouco, mas caso tenha alguma dúvida ou necessite de apoio para algum problema que não consegue solucionar sozinho, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

Se você for um empresário ou Gestor de TI, comece identificando se a sua empresa possui problemas como os descritos em nosso guia preparado especialmente para você, clique aqui para baixar o guia com os problemas de TI mais encontrados nas empresas.

Total Votes : 0
Total Votes : 0

 

Renato Grau

renatograu@innovision.com.br

www.innovision.com.br

Tel: +55 11 2789-9944

Empreendedor, Empresário e Consultor especialista em Tecnologia e Negócios para o mercado corporativo; Fundador e CEO da Innovision, empresa de tecnologia com 20 anos de mercado; Engenheiro Eletrotécnico formado pela Escola de Engenharia Mauá; Sócio fundador e membro do Conselho de Administração do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), onde ocupou, pelos biênios 2012-2013 e 2014-2015, o cargo de Presidente; Criador do Arranjo Produtivo Local das Empresas de TIC de São Caetano do Sul e Região; Membro do COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) de São Caetano do Sul em 2013-2016

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil