7 razões porque seu CEO não considera você um Gestor de TI Estratégico

Será que já passou pela sua cabeça quais poderiam ser os motivos de você não estar sendo considerado pelo seu CEO, um Gestor de TI estratégico para sua empresa?

Em mais de 20 anos prestando serviços e dando consultoria a vários tipos de empresas, tive a oportunidade de conhecer e conviver com todos os perfis de profissionais, com destaque especial aos profissionais da área de TI e aos executivos responsáveis por eles.

Gostaria agora de compartilhar esta experiência enriquecedora justamente com estes profissionais, com a intenção de que reflitam e façam uma avaliação de suas carreiras, principalmente em relação a posição que ocupam hoje na hierarquia das empresas em que trabalham.

E a reflexão vai partir do ponto de vista mais importante neste momento: do próprio CEO.

Afinal de contas é dele que você depende diretamente.

Uma informação importante: se você acha que já sabe tudo, que não precisa de ninguém “ensinando o padre-nosso ao vigário”, pare o texto por aqui mesmo. Neste caso, espero ao menos que você já seja o CIO da empresa em que trabalha…

Se você, assim como eu, é alguém que sabe a importância de estar sempre aprendendo, vamos em frente, direto aos pontos:

 

  • VOCÊ NUNCA FOI FALAR COM ELE

Por favor…Você realmente acredita que vai conseguir ser melhor visto pelo seu CEO se nem ao menos já foi conversar com ele??? Tome iniciativa!!!

  • VOCÊ NUNCA FOI FALAR COM ELE NADA DE IMPORTANTE E ESTRATÉGICO

Bem…. Ao menos você já falou com ele do “Corinthians, da corrupção do governo, da crise na economia”…risos

Mas…. Esta iniciativa está longe de fazê-lo lembrar de você quando ele está pensando em ações relacionadas ao planejamento da empresa.

Agora você precisa discutir com ele – COM MUITOS ARGUMENTOS E EMBASAMENTO – temas que sejam relevantes para o sucesso do negócio, dando BOAS ideias de como corrigir e melhorar ações em andamento.

  • O TEMA “TECNOLOGIA” NÃO É TÃO IMPORTANTE PARA EMPRESA

Diretamente da Apolo XIII…”Houston…We have a problem…”

O CEO tem muitos assuntos para se preocupar. Tecnologia é um deles. Mas certamente RH, Financeiro, Operacional, Produção, Processos, Qualidade, Comercial geram demandas que muitas vezes são prioritárias em relação às suas.

Sabemos que, a cada dia que passa, com a dependência tecnológica pra tudo, isto tende a diminuir. Mas ainda acontece com frequência. E aí o “bicho pega” se você for um gestor de TI que deseja alcançar maiores voos: TECNOLOGIA PRECISA SER IMPORTANTE PRO NEGÓCIO.

Oportunamente, em outro texto, irei explorar mais as razões disto acontecer e como mudar o panorama. Por ora fica a constatação.

  • SEUS PARES NÃO LEMBRAM DE VOCÊ

Que tal você pegar o organograma da empresa pra este exercício?

Você vai olhar várias “caixinhas”…RH, Financeiro, Operacional, Produção, Processos, Qualidade, Comercial…Entre outros…

Você precisa estar próximo a estas áreas e os responsáveis por elas serem seus aliados, lembrando ao CEO da importância da sua existência.

  • VOCÊ É UM ÓTIMO TÉCNICO. ATÉ DEMAIS…MAS AGORA É UM GESTOR.

Acontece muito com profissionais que se desenvolveram com destaque na área técnica e, com o tempo e oportunidades, passaram para uma área de gestão.

É uma dura verdade mas já vi empresas perderem excelentes técnicos para serem péssimos gestores.

Sempre é tempo de aprender novas competências mas se você continuar sendo apenas o excelente técnico só vai ser lembrado pelo CEO quando o firewall ou o servidor de e-mais pararem. E isto não é o que você quer, correto???

  • OS CASES DE INOVAÇÃO DA EMPRESA PASSAM LONGE DO SEU DEPARTAMENTO

Nada mais lógico hoje em dia de que a inovação tenha base tecnológica. E portanto se os exemplos de inovação da empresa não tenham nada neste sentido ou ainda, se eles estão usando tecnologias de fora da empresa sem a sua participação na arquitetura das soluções, é sinal de que você está envolvido demais com a parte operacional da sua área. E que precisa mudar isto.

  • SEU CEO REALMENTE NÃO ENXERGA NADA

E não é que a responsabilidade de não estarem sendo vistos pelo CEO pode não ser dos gestores de TI e sim dos próprios executivos?

Como em todos os cargos, existem bons e maus profissionais. Você pode estar fazendo tudo certo e, por mais que faça, nunca vai ser valorizado como deveria.

Estando certo que a situação seja esta… Reforço…”ESTANDO CERTO QUE A SITUAÇÃO SEJA ESTA”…Pois muitas vezes o gestor de TI acha que é – pois é mais fácil o problema estar nos outros -, tendo a oportunidade, é hora de prospectar o mercado buscando empresas que seu valor possa ser mais reconhecido.

 

Aproveito a oportunidade para convidar os gestores de TI a fazerem parte de um grupo criado no Linkedin justamente pra discussão de pontos como os abordados neste texto: Gerente de TI Estratégico ? https://www.linkedin.com/groups/6672629

Obrigado!

1 Comments

Claudemir
Ótima matéria! A reflexão deve ser parte do processo de crescimento profissional, mas nem sempre damos o tempo e a importância devida, e experiências compartilhadas como estas podem ajudar nesta reflexão pessoal para ajustarmos nosso comportamento e direcionamento na carreira profissional. Um grande abraço!

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A SUA EMPRESA ESTÁ COM PROBLEMAS NO AMBIENTE DE TI?

A partir de uma consultoria com foco no seu negócio, avaliaremos o ambiente e operação de TI atuais e, junto com o gestor responsável, apresentaremos um plano de recomendação do ambiente tecnológico que irá gerar o melhor resultado financeiro para a sua empresa.

PARA MAIS INFORMAÇÕES

(11) 2789 -9944
rh@innovision.com.br | financeiro@innovision.com.br | comercial@innovision.com.br

Endereço: Rua Funchal, 411- 5º andar - Vila Olímpia - São Paulo - SP - Brasil